Title: Planejamento tributário por meio de fundos de investimento em participações. Critérios utilizados pelo CARF para caracterização da utilização de um FIP como planejamento tributário abusivo
Authors: Silva, Vinicius Patriota Lima da
metadata.dc.contributor.other: Lopes, Rodrigo (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 57 páginas
Issue Date: Aug-2019
metadata.dc.rights.holder: Vinicius Patriota Lima da Silva
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Economia
Abstract: A presente monografia tem por escopo inicialmente discorrer sobre os planejamentos tributários realizados por meio de Fundos de Investimento em Participações (FIP), que em razão de possuírem regras tributárias mais vantajosas, em especial o diferimento da tributação até o momento da amortização ou resgate das cotas, estão sendo usados pelos contribuintes como instrumentos em reestruturações societárias e em gestão de patrimônio. Para tanto, serão apresentadas as normas sobre a constituição e funcionamento dos FIP emitidos pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a sua forma de tributação prevista na Lei n° 11.312, de 2016. O fisco vem autuando diversas operações envolvendo os FIP por qualificarem como planejamentos tributários abusivos. Essas autuações acabam sendo questionadas administrativamente pelos contribuintes e julgadas pelo Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF). Por fim a pesquisa apresentará os critérios que vem sendo adotados, no âmbito do CARF, para qualificar a utilização de um FIP como uma estratégia de planejamento tributário abusivo.
Keywords: fundo de investimento;  tributação;  planejamento;  jurisprudência
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Direito Tributário.
Target Audience: Especialistas e interessados em direito tributário.
metadata.dc.educational.context: 368 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.;  17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5101
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vinicius Patriota Lima da Silva.docxartigo principal485.49 kBMicrosoft Word XML View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.