Título: O Instituto da Operação Urbana Consorciada – OUC na revitalização do Centro Histórico de Florianópolis/SC
Autor(es): Kronbauer, Luís Felipe Braga
Contribuidor: Granemann, Silvana Helena (Orientadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 46 Páginas
Data: 20-Dez-2019
Detentor dos direitos autorais: Luís Felipe Braga Kronbauer
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento
Infraestrutura
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Resumo: A integração das áreas e espaços urbanos, ora segregados, são fundamentais para a vitalidade social e econômica urbana. O centro histórico da cidade de Florianópolis vivencia um período de obscuridade no que diz respeito ao seu uso e ocupação. A requalificação ou revitalização dos espaços urbanos e das edificações e prédios públicos do centro histórico é fundamental para inseri-los novamente nas rotinas da população florianopolitana. O instituto da Operação Urbana Consorciada – OUC é fundamental para efetivação desta requalificação urbanística ou revitalização, pois versa sobre a parceria entre o poder público municipal, os proprietários dos imóveis e da iniciativa privada, ambos consorciados (juntos), na estruturação e no projeto. A OUC deve levar em consideração a vocação e a cultura local, bem como as características arquitetônicas da área de intervenção. Para a implementação do projeto devem ser observadas as peculiaridades locais, elaborando assim uma legislação específica que apresente os parâmetros urbanísticos e as diretrizes que serão os itens balizadores do projeto, além dos incentivos urbanísticos, através da alteração de uso, transferência de índices construtivos e ou fiscais por meio de alíquota diferenciada para o Imposto Predial e Territorial – IPTU e para o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza – ISSQN. Neste aspecto, vislumbra-se a implementação dos compromissos assumidos pela Nova Agenda Urbana – NAU, no que tange ao adensamento urbano e uso misto das edificações, visando uma cidade compacta, oportunizando a democratização territorial, o bem-estar social e a sustentabilidade a luz das três dimensões: social, ambiental e econômica, sendo estas a base da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.
Palavras-chave: planejamento urbano;  infraestrutura;  mobilidade urbana;  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS;  consórcio público
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Público alvo: Especialistas e interessados em desenvolvimento e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).
Contexto de aprendizagem: 408 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.;  16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5013
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luís Felipe Braga Kronbauer.pdfArquivo principal2.63 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.