Title: Protagonismo juvenil na educação
Authors: Oliveira, Louise Alves Machado de
metadata.dc.contributor.other: Rocha Neto, João Mendes da (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
Palestra
metadata.dc.description.physical: 20 Páginas
Issue Date: 2020
metadata.dc.rights.holder: Louise Alves Machado de Oliveira
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Políticas Sociais
Abstract: Este Trabalho de Conclusão de Curso cujo objeto de análise é a participação efetiva dos jovens membros de gremios estudantis nas políticas sociais de modo que construam posturas sustentáveis, inovadoras e transformadoras. Aborda a importância de fortalecer os espaços de estudos e formações dos jovens para que desenvolvam habilidades de reflexão, expressão política e argumentação para posicionarem efetivamente e de maneira sustentável na sociedade transformando a realidade local. Destaca o papel da escola na formação da cidadania, bem como no fortalecimento que esta pode proporcionar para o protagonismo juvenil e, principalmente, no que tange construção de posturas sutentáveis tendo como base da Agenda 2030 da ONU. Nesse sentido o Projeto Interventivo visa resgatar os conceitos sobre juventude, empoderamento feminino, solidariedade, consciência sustentável, transformações sociais e inovação buscando potencializar o espaço educacional para mobilização de ações que influenciem e possibilitem a participação dos jovens. Destaca-se, também, o encejo de melhorar a proficiência em português ao incentivar o hábito da leitura a partir da inserção dos jovens nas ações sociais que evidencie sua iniciativa, resiliência, solidariedade, sustentabilidade, senso crítico, reflexivo e inovador, enfim, alcançar sua formação integral para a efetividade do exercício consciente da cidadania.
Keywords: ação afirmativa;  desenvolvimento sustentável;  transformação social;  juventude;  educação
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Target Audience: Especialistas e interessados em desenvolvimento e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).
metadata.dc.educational.context: 408 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5001
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Louise Alves Machado de Oliveira.pdfArquivo principal770.85 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.