Protagonismo juvenil na educação
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Louise Alves Machado de | - |
dc.contributor.other | Rocha Neto, João Mendes da (Orientador) | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-02T18:32:22Z | - |
dc.date.available | 2020-06-02T18:32:22Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5001 | - |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso cujo objeto de análise é a participação efetiva dos jovens membros de gremios estudantis nas políticas sociais de modo que construam posturas sustentáveis, inovadoras e transformadoras. Aborda a importância de fortalecer os espaços de estudos e formações dos jovens para que desenvolvam habilidades de reflexão, expressão política e argumentação para posicionarem efetivamente e de maneira sustentável na sociedade transformando a realidade local. Destaca o papel da escola na formação da cidadania, bem como no fortalecimento que esta pode proporcionar para o protagonismo juvenil e, principalmente, no que tange construção de posturas sutentáveis tendo como base da Agenda 2030 da ONU. Nesse sentido o Projeto Interventivo visa resgatar os conceitos sobre juventude, empoderamento feminino, solidariedade, consciência sustentável, transformações sociais e inovação buscando potencializar o espaço educacional para mobilização de ações que influenciem e possibilitem a participação dos jovens. Destaca-se, também, o encejo de melhorar a proficiência em português ao incentivar o hábito da leitura a partir da inserção dos jovens nas ações sociais que evidencie sua iniciativa, resiliência, solidariedade, sustentabilidade, senso crítico, reflexivo e inovador, enfim, alcançar sua formação integral para a efetividade do exercício consciente da cidadania. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.subject | ação afirmativa | pt_BR |
dc.subject | desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.subject | transformação social | pt_BR |
dc.subject | juventude | pt_BR |
dc.subject | educação | pt_BR |
dc.title | Protagonismo juvenil na educação | pt_BR |
dc.type | Monografia/TCC | pt_BR |
dc.type | Palestra | pt_BR |
dc.rights.holder | Louise Alves Machado de Oliveira | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | 20 Páginas | pt_BR |
dc.description.classification | Políticas Sociais | pt_BR |
dc.educational.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. | pt_BR |
dc.educational.intendedenduserrole | Especialistas e interessados em desenvolvimento e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). | pt_BR |
dc.educational.context | 408 horas | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. | pt_BR |
dc.subject.ods | 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Louise Alves Machado de Oliveira.pdf | Arquivo principal | 770.85 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.