Estruturação e instalação de uma escola de de lapidação e artesanato mineral – Programa de ações e capacitação empreendedora visando emprego e renda em Pindobaçu / BA
Title: | Estruturação e instalação de uma escola de de lapidação e artesanato mineral – Programa de ações e capacitação empreendedora visando emprego e renda em Pindobaçu / BA |
Authors: | Carvalho, Gilberto Amorim |
metadata.dc.contributor.other: | Quintão, Rubia Auxiliadora Constancio (Orientadora) |
Publisher: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Language: | Idioma::Português:portuguese:pt |
Country: | País::BR:Brasil |
metadata.dc.type: | Monografia/TCC |
metadata.dc.description.physical: | 41 Páginas |
Issue Date: | 18-Dec-2019 |
metadata.dc.rights.holder: | Gilberto Amorim Carvalho |
metadata.dc.rights.license: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Desenvolvimento Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável |
Abstract: | O presente Plano de Intervenção, irá trabalhar a estruturação e instalação de uma escola de lapidação e artesanato mineral dentro de um programa de ações e capacitação empreendedora, no Distrito de Carnaiba, no município de Pindobaçu, Bahia. A escola será um núcleo de profissionalização especifico, que manterá um curso regular, utilizando o conteúdo programático e metodologia pré concebido pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), visando resolver um problema endêmico relacionado a mineração de esmeraldas, na localidade, no que tange a perda de receita em face da não agregação de valor as gemas extraídas. O PI será construido dentro de um processo de parcerias institucionalizadas, perfeitamente atreladas aos objetivos elencados, no intuito de gerar emprego e renda, e, consequentemente, promover o desenvolvimento local. O que se pretende, é que, a escola, a partir do processo de ensino, seja trampolim para a instalação de um arranjo produtivo local, calcado em capacitação para lapidação e artesanato mineral, suporte pedagógico para gestão de negócios, e, atração de parceiros comerciais para venda dos produtos manufaturados. O PI irá se correlacionar a quatro ODS, assim nominadas: 01, Erradicação da Pobreza; 08, Emprego Digno e Crescimento Econômico; 10, Redução das desigualdades; 17, Parcerias e Meios de Implementação. |
Keywords: | desenvolvimento regional; desenvolvimento sustentável; artesanato mineral; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS; empreendedorismo |
Target: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. |
Target Audience: | Especialistas e interessados em desenvolvimento e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). |
metadata.dc.educational.context: | 408 horas |
Sustainable Development Objectives (ODS): | 01. Erradicação da pobreza - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.; 08. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.; 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.; 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4974 |
Appears in Collections: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GILBERTO DE AMORIM CARVALHO.pdf | Arquivo principal | 1.91 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.