Título: Estruturação e instalação de uma escola de de lapidação e artesanato mineral – Programa de ações e capacitação empreendedora visando emprego e renda em Pindobaçu / BA
Autor(es): Carvalho, Gilberto Amorim
Contribuidor: Quintão, Rubia Auxiliadora Constancio (Orientadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 41 Páginas
Data: 18-Dez-2019
Detentor dos direitos autorais: Gilberto Amorim Carvalho
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Resumo: O presente Plano de Intervenção, irá trabalhar a estruturação e instalação de uma escola de lapidação e artesanato mineral dentro de um programa de ações e capacitação empreendedora, no Distrito de Carnaiba, no município de Pindobaçu, Bahia. A escola será um núcleo de profissionalização especifico, que manterá um curso regular, utilizando o conteúdo programático e metodologia pré concebido pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), visando resolver um problema endêmico relacionado a mineração de esmeraldas, na localidade, no que tange a perda de receita em face da não agregação de valor as gemas extraídas. O PI será construido dentro de um processo de parcerias institucionalizadas, perfeitamente atreladas aos objetivos elencados, no intuito de gerar emprego e renda, e, consequentemente, promover o desenvolvimento local. O que se pretende, é que, a escola, a partir do processo de ensino, seja trampolim para a instalação de um arranjo produtivo local, calcado em capacitação para lapidação e artesanato mineral, suporte pedagógico para gestão de negócios, e, atração de parceiros comerciais para venda dos produtos manufaturados. O PI irá se correlacionar a quatro ODS, assim nominadas: 01, Erradicação da Pobreza; 08, Emprego Digno e Crescimento Econômico; 10, Redução das desigualdades; 17, Parcerias e Meios de Implementação.
Palavras-chave: desenvolvimento regional;  desenvolvimento sustentável;  artesanato mineral;  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS;  empreendedorismo
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Público alvo: Especialistas e interessados em desenvolvimento e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).
Contexto de aprendizagem: 408 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 01. Erradicação da pobreza - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.;  08. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.;  10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.;  17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4974
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GILBERTO DE AMORIM CARVALHO.pdfArquivo principal1.91 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.