Title: Estudo para a implementação de serviços de manutenção e reparos para vias urbanas através do consórcio Condescom da região da Comcam - PR
Authors: Pereira, Diogo Danilo de Almeida
metadata.dc.contributor.other: Fontes, Angela (Orientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 35 Páginas
Issue Date: 18-Dec-2019
metadata.dc.rights.holder: Diogo Danilo de Almeida Pereira
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento
Infraestrutura
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Abstract: Trata-se de uma pesquisa-intervenção que tem como objetivo avaliar a viabilidade econômica e ambiental da implementação de método de micro revestimento asfáltico a frio para realização dos serviços de manutenção e reparos das vias urbanas da região de Campo Mourão (COMCAM), composta por 25 municípios localizados no centro-oeste do Paraná, por meio do Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento dos Municípios da Região de Campo Mourão (CONDESCOM), relacionando-o aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS 8, 9, 11 e 17. Utilizando a revisão bibliográfica e pesquisa de campo junto aos responsáveis técnicos pela infraestrutura dos municípios participantes do CONDESCOM, que são também os municípios da COMCAM, será avaliada a necessidade de recursos, os quais posteriormente serão enviados para o consórcio para avaliação de sua viabilidade em termos de equipamentos e trabalhadores necessários para o trabalho. Ao comparar a literatura científica existente, observa-se que a utilização do revestimento a frio (MRAF) é mais sustentável do que o revestimento betuminoso quente (CBUQ), pois utiliza menos materiais e tem menos desperdício; de forma que é possível relacionar a utilização do MRAF com os objetivos para o desenvolvimento sustentável. Espera-se que a pesquisa auxilie no desenvolvimento sustentável das cidades pertencentes à região, as quais encontram na manutenção da malha viária um grande desafio para a qualidade de vida da população.
Keywords: consórcio público;  infraestrutura;  planejamento urbano;  desenvolvimento regional;  desenvolvimento sustentável;  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Target Audience: Especialistas e interessados em desenvolvimento e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).
metadata.dc.educational.context: 408 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 08. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.;  09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.;  11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.;  17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4962
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIOGO DANILO DE ALMEIDA PEREIRA.pdfArquivo principal1.4 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.