Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4962
Título: Estudo para a implementação de serviços de manutenção e reparos para vias urbanas através do consórcio Condescom da região da Comcam - PR
Autor(es): Pereira, Diogo Danilo de Almeida
Contribuidor: Fontes, Angela (Orientadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 35 Páginas
Data: 18-Dez-2019
Detentor dos direitos autorais: Diogo Danilo de Almeida Pereira
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento
Infraestrutura
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Resumo: Trata-se de uma pesquisa-intervenção que tem como objetivo avaliar a viabilidade econômica e ambiental da implementação de método de micro revestimento asfáltico a frio para realização dos serviços de manutenção e reparos das vias urbanas da região de Campo Mourão (COMCAM), composta por 25 municípios localizados no centro-oeste do Paraná, por meio do Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento dos Municípios da Região de Campo Mourão (CONDESCOM), relacionando-o aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS 8, 9, 11 e 17. Utilizando a revisão bibliográfica e pesquisa de campo junto aos responsáveis técnicos pela infraestrutura dos municípios participantes do CONDESCOM, que são também os municípios da COMCAM, será avaliada a necessidade de recursos, os quais posteriormente serão enviados para o consórcio para avaliação de sua viabilidade em termos de equipamentos e trabalhadores necessários para o trabalho. Ao comparar a literatura científica existente, observa-se que a utilização do revestimento a frio (MRAF) é mais sustentável do que o revestimento betuminoso quente (CBUQ), pois utiliza menos materiais e tem menos desperdício; de forma que é possível relacionar a utilização do MRAF com os objetivos para o desenvolvimento sustentável. Espera-se que a pesquisa auxilie no desenvolvimento sustentável das cidades pertencentes à região, as quais encontram na manutenção da malha viária um grande desafio para a qualidade de vida da população.
Palavras-chave: consórcio público;  infraestrutura;  planejamento urbano;  desenvolvimento regional;  desenvolvimento sustentável;  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Público alvo: Especialistas e interessados em desenvolvimento e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).
Contexto de aprendizagem: 408 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 08. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.;  09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.;  11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.;  17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4962
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DIOGO DANILO DE ALMEIDA PEREIRA.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.