Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4958
Título: A educação digital como instrumento de desenvolvimento local e aceleradora dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Autor(es): Queiroz, Desirée Silva de
Contribuidor: Quintão, Rubia (Orientadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 43 Páginas
Data: Set-2019
Detentor dos direitos autorais: Desirée Silva de Queiroz
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Governo e Transformação Digital
Resumo: Na Agenda 2030 foram estabelecidos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas globais para alcançar a prosperidade e o bem-estar de todos até 2030. O Rio de Janeiro, para promover o desenvolvimento local, sob a égide dos ODS, elaborou o Plano Estratégico, 2017 a 2020, que como um dos diagnósticos situacionais do mercado de trabalho apresentou que somada à redução das vagas de emprego, o problema da falta ou baixa capacitação profissional continua latente, principalmente entre os jovens de baixa renda. Se por um lado, o desemprego na cidade tem aumentado e atingindo, prioritariamente, jovens em condições de vulnerabilidade social, de outro, o mercado de trabalho na área de tecnologia encontra-se aquecido com vagas ociosas por falta de qualificação profissional. Nesse sentido, o objetivo desse projeto de intervenção é criar capacitação em tecnologia da informação para qualificar a mão de obra de jovens entre 18 e 24 anos em condições de vulnerabilidade social, por meio do financiamento dos empresários locais, com intermediação da prefeitura e formação de parceria voluntária com instituição do Terceiro Setor. Dessa forma, como resultados esperados pretende-se possibilitar a empregabilidade dos jovens cariocas, em especial os de baixa renda, promovendo o aumento do seu valor agregados, atraindo investimentos e garantindo o crescimento econômico. Assim, a educação digital como aceleradora dos ODS promove impacto diretos em, pelo menos, 6 dos 17 ODS: educação de qualidade, emprego digno e crescimento econômico, cidades sustentáveis, redução das desigualdades, erradicação da pobreza e parcerias e meios de implementação.
Palavras-chave: desenvolvimento local;  administração pública municipal;  desemprego;  capacitação;  educação;  inclusão digital;  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Público alvo: Especialistas e interessados em desenvolvimento e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).
Contexto de aprendizagem: 408 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4958
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DESIRÉE SILVA DE QUEIROZ.pdf2,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.