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dc.contributor.authorQueiroz, Desirée Silva de-
dc.contributor.otherQuintão, Rubia (Orientadora)-
dc.date.accessioned2020-05-19T17:18:13Z-
dc.date.available2020-05-19T17:18:13Z-
dc.date.issued2019-09-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4958-
dc.description.abstractNa Agenda 2030 foram estabelecidos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas globais para alcançar a prosperidade e o bem-estar de todos até 2030. O Rio de Janeiro, para promover o desenvolvimento local, sob a égide dos ODS, elaborou o Plano Estratégico, 2017 a 2020, que como um dos diagnósticos situacionais do mercado de trabalho apresentou que somada à redução das vagas de emprego, o problema da falta ou baixa capacitação profissional continua latente, principalmente entre os jovens de baixa renda. Se por um lado, o desemprego na cidade tem aumentado e atingindo, prioritariamente, jovens em condições de vulnerabilidade social, de outro, o mercado de trabalho na área de tecnologia encontra-se aquecido com vagas ociosas por falta de qualificação profissional. Nesse sentido, o objetivo desse projeto de intervenção é criar capacitação em tecnologia da informação para qualificar a mão de obra de jovens entre 18 e 24 anos em condições de vulnerabilidade social, por meio do financiamento dos empresários locais, com intermediação da prefeitura e formação de parceria voluntária com instituição do Terceiro Setor. Dessa forma, como resultados esperados pretende-se possibilitar a empregabilidade dos jovens cariocas, em especial os de baixa renda, promovendo o aumento do seu valor agregados, atraindo investimentos e garantindo o crescimento econômico. Assim, a educação digital como aceleradora dos ODS promove impacto diretos em, pelo menos, 6 dos 17 ODS: educação de qualidade, emprego digno e crescimento econômico, cidades sustentáveis, redução das desigualdades, erradicação da pobreza e parcerias e meios de implementação.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.subjectdesenvolvimento localpt_BR
dc.subjectadministração pública municipalpt_BR
dc.subjectdesempregopt_BR
dc.subjectcapacitaçãopt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subjectinclusão digitalpt_BR
dc.subjectObjetivos de Desenvolvimento Sustentávelpt_BR
dc.titleA educação digital como instrumento de desenvolvimento local e aceleradora dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentávelpt_BR
dc.typeMonografia/TCCpt_BR
dc.rights.holderDesirée Silva de Queirozpt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physical43 Páginaspt_BR
dc.description.classificationGoverno e Transformação Digitalpt_BR
dc.educational.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.pt_BR
dc.educational.intendedenduserroleEspecialistas e interessados em desenvolvimento e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).pt_BR
dc.educational.context408 horaspt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.pt_BR
dc.subject.ods04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
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