Title: Plano de intervenção em gestão do sistema de energia elétrica no município de Itu-SP
Authors: Souza, Victoria Brunner
metadata.dc.contributor.other: Rabello, Gustavo (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 31 páginas.
Issue Date: 13-Jun-2019
metadata.dc.rights.holder: Victoria Brunner Souza
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Abstract: Este trabalho apresenta uma proposta de ação relacionada à gestão administrativa municipal da energia elétrica, seja ela de consumo próprio dos serviços públicos municipais ou da iluminação pública de toda a cidade. O Poder Público Municipal até recentemente não tinha como sua preocupação a gestão da energia elétrica, principalmente a gestão da iluminação pública, que a partir da Resolução Normativa ANEEL nº 414/2010, passou a ser responsabilidade da administração municipal, provocando uma modificação na forma como as prefeituras deveriam conduzir o assunto. Diante deste panorama, encontrou-se uma oportunidade de ação sobre a temática da energia elétrica, em destaque para o município de Itu, cidade localizada no interior do Estado de São Paulo com cerca de 170 mil habitantes, que não realiza a gestão de energia elétrica, sendo que sua rotina se resume, basicamente em: receber as contas, verificar quem irá pagar e fazer a quitação. A partir da metodologia desenvolvida pela ELETROBRAS em parceria com a PROCEL – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica e o IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal, apresenta um Plano de Ação ainda simplificado, que apresenta as seguintes etapas: sensibilização e capacitação dos entes envolvidos, estruturação e organização administrativa, gerenciamento dos serviços de energia elétrica, planejamento de ações e consolidação da nova metodologia.
Keywords: energia elétrica;  administração pública municipal;  iluminação pública
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
Target Audience: Especialistas e interessados em governança e Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
metadata.dc.educational.context: 400 horas.
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: Não são necessárias.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4781
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Victoria Brunner Souza.pdfArquivo principal.864.59 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.