Title: Texto para discussão n. 26: o banco central deveria emitir títulos públicos?
Authors: Leister, Mauricio Dias
Publisher: Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
Endereço Eletrônico: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/pt/sobre-os-textos-para-discussao
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Texto para Discussão
metadata.dc.description.physical: 26 páginas
Issue Date: 2016
metadata.dc.rights.holder: Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Orçamento e Finanças
Políticas Econômicas
Abstract: A emissão de títulos por um Banco Central é assunto diretamente relacionado com gestão de liquidez, relacionamento com a autoridade fiscal, desenvolvimento do mercado financeiro e endividamento público. Esse trabalho irá mostrar sob quais condições e contexto a emissão de títulos do Banco Central não se mostra a opção mais conveniente em oposição à alternativa de uso exclusivo de títulos do Tesouro Nacional. A autoridade monetária necessita de uma carteira de títulos públicos para a gestão do nível de liquidez em uma economia.
Securities issued by a central bank is directly related to liquidity management, relationship with the fiscal authority, financial market development and public debt . This work will show under what conditions and context to issue bonds from Central Bank does not seem the most convenient option as opposed to the alternative of exclusive use of National Treasury securities. The monetary authority needs a portfolio of bonds to manage the level of liquidity in the economy.
Keywords: títulos públicos;  autoridade monetária;  autoridade fiscal;  política monetária;  gestão da liquidez;  public bonds;  liquidity management;  monetary policy
Sustainable Development Objectives (ODS): 08. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4535
Appears in Collections:Textos para Discussão do Tesouro Nacional
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 TEXTOS_Texto 26.pdf1.15 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.