Title: Convênio de cooperação para diagnóstico quanto a viabilidade de reativação das linhas ferroviárias entre os municípios de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí e Maricá
Authors: Vianna, Paolla da Motta
metadata.dc.contributor.other: Domingues, Eduardo (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 46 páginas
Issue Date: 13-Jun-2019
metadata.dc.rights.holder: Paolla da Motta Viana
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Abstract: O presente projeto versa sobre a possibilidade de união dos municípios de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí e Maricá, que fazem parte da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, por meio de um convênio de cooperação para buscar de forma conjunta um diagnóstico sobre a viabilidade de reativação/implantação das linhas ferroviárias que interligavam esses municípios, como possível solução futura para enfrentamento dos desafios de mobilidade na região. Com considerações históricas das linhas ferroviárias que operavam no Brasil relacionando a descontinuidade dos investimentos em tal modal de transporte coletivo, especialmente nos municípios envolvidos. Apresentação da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro com a demonstração de pesquisas revelando a insuficiência do transporte de massa na região. E por fim, destacando a compatibilização do plano de mobilidade urbana dos municípios com a norma vigente e a conceituação/definição de convênio administrativo para consolidação das atividades do projeto.
Keywords: transporte público;  transporte ferroviário;  convênio;  administração pública municipal
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
Target Audience: Especialistas e interessados em governança e Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
metadata.dc.educational.context: 400 horas.
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: Não são necessárias
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4451
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paolla da Motta Vianna.pdfarquivo principal.909.38 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.