Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4433
Título: A transferência da gestão hospitalar à organização social de saúde (OSS) como alternativa de melhoria dos serviços prestados em hospital público do município de Governador Valadares
Autor(es): Simões, Max Wilian Silva
Silva, Márcia Costa Alves (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Descrição física: 43 páginas
Data: 3-Jun-2019
Detentor dos direitos autorais: Max Wilian Silva Simões
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo propor a transferência da gestão do Hospital Municipal de Governador Valadares a Organização Social com base na Lei Municipal nº 6.784 de 19/6/2017, sendo que para alcançar o objetivo proposto foram realizados levantamentos bibliográficos e documentais, bem como estudos de casos relativos ao processo de implantação e desenvolvimento do modelo gerencial proposto (OS), que, juntamente a análise dos textos, trouxeram perspectiva a respeito da aplicação futura do plano em âmbito local. Os dados e informações levantados no presente trabalho assinalam algumas vantagens competitivas desse modelo de gestão que está aliado à administração gerencial, ao mesmo tempo em que apontam para a necessidade em acompanhar e avaliar os objetivos e metas acordados nos contratos de gestão. Por fim entende-se que a proposta possui viabilidade desde que observados os preceitos da Lei Municipal nº 6.784/2017 e que seja elevado o conceito de accountability e controle social com incentivo a participação da sociedade, facilitando seu acesso à informação e criando vias de comunicação para efetivação do controle pela sociedade, sendo aspecto vital para a gestão pública baseada no modelo de gestão por resultados e especialmente para o caso em proposta.
Palavras-chave: saúde pública;  administração pública;  accountability
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
Público alvo: Especialistas e interessados em governança e Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
Contexto de aprendizagem: 400 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Observações/Notas: não são necessárias
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4433
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Max Wilian Silva Simões.pdf690,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.