Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4186
Title: Curso: Construção de Cenários Prospectivos - Turma Ministério da Saúde - 1/2019
Authors: Marcial, Elaine Coutinho
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Apresentação/Slides
Programa
metadata.dc.description.physical: 1. Programa do Curso: Documento em PDF, 10 páginas, contendo as informações sobre o curso.
2. Apresentação: Documento em PDF, 229 páginas, contendo as apresentações das aulas 1, 2 e 3.
Issue Date: Jul-2019
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Estratégica. Planejamento
Gestão Pública
Inovação
Abstract: Programa do curso contendo objetivo, ementa, metodologia de ensino e avaliação. Plano de aula, referências bibliográficas e currículo da professora. Slides referentes às aulas 1, 2 e 3.
Keywords: gestão estratégica;  planejamento;  gestão pública;  governança;  cenários prospectivos
Target: Ao final do curso, o participante será capaz de empregar a metodologia da prospectiva e suas principais ferramentas e construir mini cenários. E utilizar os estudos prospectivos como um processo continuado de pensar o futuro e de planejamento e gestão estratégica.
Target Audience: O público-alvo é composto por integrantes da Carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental – EPPGG que necessitem de aprovação em cursos de Aperfeiçoamento para fins de promoção profissional, conforme determinação da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia; e de integrantes das Carreiras de Analista de Planejamento e Orçamento – APO, Analista de Comércio Exterior – ACE, Auditor Federal de Finanças e Controle – AFFC, Analista de Infraestrutura – AIE, Analista Técnico de Políticas Sociais – ATPS, Analista em Tecnologia da Informação - ATI, Especialista em Regulação - ER, Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil (AFRFB), Procurador da Fazenda Nacional (PFN) e Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA (TPP).
metadata.dc.educational.context: O método educacional a ser utilizado será o learning by doing. Para tanto, os conceitos serão construídos em sala de aula, serão trabalhados estudos de caso, e um minicenário será construído durante a capacitação com base em temática escolhida pelos próprios alunos.
A capacitação seguirá o conteúdo de uma apostila que será encaminhada à Enap, com antecedência de uma semana, para reprodução e distribuição entre os alunos no primeiro dia de aula.
A metodologia de planejamento com base em cenários tem sido cada vez mais utilizada pelas organizações públicas e privadas em função do crescimento do grau de incerteza ambiental. Ela também é muito utilizada ao redor do mundo, como parte integrante do planejamento de longo prazo, pois é considerada mundialmente como a metodologia mais adequada para auxiliar a formulação de estratégias de longo prazo. Facilita a compreensão das possibilidades de futuro, disponibilizando visão sistêmica das diversas variáveis que o impactarão.
Essa metodologia amplia a visão do futuro e permite a construção de planos de contingência que contribuem para o atingimento dos objetivos estratégicos de longo prazo, mesmo em ambientes turbulentos, e melhora a capacidade de formulação e gestão de políticas públicas.
Essa proposta de Capacitação em Planejamento baseado na construção de cenários prospectivos foi elaborada com o objetivo de desenvolver habilidades nos servidores públicos nos contextos de construção e de utilização de cenários prospectivos que contribuam com a formulação de estratégias de médio e longo prazos e de políticas públicas.
A proposta se justifica pela necessidade da formulação de estratégias de médio e longo prazo, bem como pela necessidade do aprimoramento de políticas públicas em ambiente turbulento e de grande incerteza como o vivido atualmente.
Sustainable Development Objectives (ODS): 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4186
Appears in Collections:Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras – 2019

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Programa Cenários - MS_2019.pdfPrograma do Curso - Construção de Cenários Prospectivos - Turma Ministério da Saúde - 1/2019320,62 kBAdobe PDFView/Open
Cenarios_ENAP_minicurso_2019_NOVO_v2.pdfSlides utilizados nas aulas 1, 2 e 3.9,7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.