Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4043
Title: Utilização do standard cost model na estimação dos custos Regulatórios do regulamento brasileiro de aviação civil Nº. 139 - certificação operacional de aeródromos
Authors: Pinho, Alberto Gonçalves de
metadata.dc.contributor.other: Ramalho, Pedro Ivo Sebba (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 52 p.
Issue Date: Apr-2019
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Inovação
Políticas de Infraestrutura
Abstract: Os resultados obtidos pelo processo de certificação operacional pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pelo Plano Brasileiro de Segurança do Estado (PSO-BR) deixam claro que algumas ações regulatórias são necessárias para sanar o desalinhamento estratégico entre eles. A lista de aeroportos que requereram à Anac a certificação operacional composta por aeroportos que pretendem iniciar operações de voos regulares (onde os passageiros pagam por passagens) e, portanto, aeroportos de baixo risco, enquanto outros aeroportos que já operam voos agendado e, portanto, têm maior risco, não têm esta obrigação, devido à sua inserção na regra de transição do regulamento de certificação. Este desalinhamento tem origem na regra de aplicabilidade do regulamento de certificação. O estudo sobre a aplicabilidade ótima do regulamento de certificação e a seleção para a melhor alternativa regulatória para remediar esse desalinhamento estratégico deve ser realizado no contexto da análise de impacto regulatório (AIR). Um dos pontos nodais da AIR é a comparação de custos regulatórios - dos regulados e reguladores - entre as alternativas regulatórias. Neste ponto, a estimativa de custos regulatórios se torna um dos fatores-chave para o sucesso do AIR. Por isso, o objetivo deste artigo foi demonstrar o uso do modelo de estimativa de custos regulatórios denominado Standard Cost Model (SCM) para uso futuro nos processos de elaboração de AIR para melhoria de regulação da Anac, ou mesmo de outras agências reguladoras.
Keywords: regulação;  análise de impacto regulatório;  custo regulatório;  certificação operacional de aeroportos;  agencia reguladora;  aviaçao civil
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Governança e Controle da Regulação em Infraestrutura.
metadata.dc.educational.context: 363 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4043
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Alberto Gonçalves de Pinho.pdf1,14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.