Título: Utilização do standard cost model na estimação dos custos Regulatórios do regulamento brasileiro de aviação civil Nº. 139 - certificação operacional de aeródromos
Autor(es): Pinho, Alberto Gonçalves de
Contribuidor: Ramalho, Pedro Ivo Sebba (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 52 p.
Data: Abr-2019
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Inovação
Políticas de Infraestrutura
Resumo: Os resultados obtidos pelo processo de certificação operacional pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pelo Plano Brasileiro de Segurança do Estado (PSO-BR) deixam claro que algumas ações regulatórias são necessárias para sanar o desalinhamento estratégico entre eles. A lista de aeroportos que requereram à Anac a certificação operacional composta por aeroportos que pretendem iniciar operações de voos regulares (onde os passageiros pagam por passagens) e, portanto, aeroportos de baixo risco, enquanto outros aeroportos que já operam voos agendado e, portanto, têm maior risco, não têm esta obrigação, devido à sua inserção na regra de transição do regulamento de certificação. Este desalinhamento tem origem na regra de aplicabilidade do regulamento de certificação. O estudo sobre a aplicabilidade ótima do regulamento de certificação e a seleção para a melhor alternativa regulatória para remediar esse desalinhamento estratégico deve ser realizado no contexto da análise de impacto regulatório (AIR). Um dos pontos nodais da AIR é a comparação de custos regulatórios - dos regulados e reguladores - entre as alternativas regulatórias. Neste ponto, a estimativa de custos regulatórios se torna um dos fatores-chave para o sucesso do AIR. Por isso, o objetivo deste artigo foi demonstrar o uso do modelo de estimativa de custos regulatórios denominado Standard Cost Model (SCM) para uso futuro nos processos de elaboração de AIR para melhoria de regulação da Anac, ou mesmo de outras agências reguladoras.
Palavras-chave: regulação;  análise de impacto regulatório;  custo regulatório;  certificação operacional de aeroportos;  agencia reguladora;  aviaçao civil
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Governança e Controle da Regulação em Infraestrutura.
Contexto de aprendizagem: 363 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4043
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alberto Gonçalves de Pinho.pdfArtigo principal1.14 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.