Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorStaffuzza, Onésimo-
dc.contributor.otherFerreira, Jane Farias Chagas (Orientador)-
dc.date.accessioned2019-05-22T23:28:16Z-
dc.date.available2019-05-22T23:28:16Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4039-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo geral investigar que fatores e estratégias contribuem para a formação da cidadania nas séries finais do Ensino Fundamental, levantar se a escola pública do Distrito Federal forma cidadãos e se programas parceiros da escola contribuem nesse processo educacional. Para isso, pesquisou-se o conceito de cidadania e os valores que a compõem. Foram garimpados conteúdos das normas e orientações do ensino federal e do sistema de ensino do Distrito Federal que tratam dessa questão. Foi realizada coleta de dados, utilizando estratégias qualitativas para descrever os fatores que contribuem para a formação da cidadania. Nesse sentido, foi aplicado questionário a 64 estudantes de três salas de aulas em três escolas públicas do Distrito Federal. Também participaram dez professores dessas mesmas escolas por meio de entrevista semi-estruturada contendo questões que versavam sobre formação, valores, abertura democrática da escola, estratégias para o ensino e o conhecimento e vivência da relação Estado-sociedade. Ainda foi realizada análise documental dos projetos político-pedagógicos dessas escolas. Os resultados demonstraram que há um descompasso entre a orientação do sistema de ensino e da literatura com a gestão da escola, a formação do professor, seus valores e a sua prática pedagógica. Discutiu-se ainda a complementaridade dos programas de algumas entidades parceiras da escola, como por exemplo, o Programa Nacional de Educação Fiscal, sustentado por vários organismos estatais, e as lacunas que não estão sendo preenchidas, que podem ser aprimoradas pela execução desses projetos.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola de Administração Fazendária (Esaf)pt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subjectsidadaniapt_BR
dc.subjectensino fundamentalpt_BR
dc.titleA escola como espaço de formação para a cidadania: um estudo sobre o ensino fundamental público - séries finaispt_BR
dc.typeMonografia/TCCpt_BR
dc.rights.holderOnésimo Staffuzzapt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physical130 p.pt_BR
dc.description.classificationDesenvolvimento Regionalpt_BR
dc.description.classificationPolíticas Sociaispt_BR
dc.educational.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Programa de Pós-Graduação da Escola de Administração Fazendária como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Educação Fiscal e Cidadania.pt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.pt_BR
dc.subject.ods16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.pt_BR
Appears in Collections:Monografias Esaf
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Onésimo Stafuzza.pdf521.51 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.