A escola como espaço de formação para a cidadania: um estudo sobre o ensino fundamental público - séries finais
Title: | A escola como espaço de formação para a cidadania: um estudo sobre o ensino fundamental público - séries finais |
Authors: | Staffuzza, Onésimo |
metadata.dc.contributor.other: | Ferreira, Jane Farias Chagas (Orientador) |
Publisher: | Escola de Administração Fazendária (Esaf) |
Language: | Idioma::Português:portuguese:pt |
Country: | País::BR:Brasil |
metadata.dc.type: | Monografia/TCC |
metadata.dc.description.physical: | 130 p. |
Issue Date: | 2011 |
metadata.dc.rights.holder: | Onésimo Staffuzza |
metadata.dc.rights.license: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Desenvolvimento Regional Políticas Sociais |
Abstract: | Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar que fatores e estratégias contribuem para a formação da cidadania nas séries finais do Ensino Fundamental, levantar se a escola pública do Distrito Federal forma cidadãos e se programas parceiros da escola contribuem nesse processo educacional. Para isso, pesquisou-se o conceito de cidadania e os valores que a compõem. Foram garimpados conteúdos das normas e orientações do ensino federal e do sistema de ensino do Distrito Federal que tratam dessa questão. Foi realizada coleta de dados, utilizando estratégias qualitativas para descrever os fatores que contribuem para a formação da cidadania. Nesse sentido, foi aplicado questionário a 64 estudantes de três salas de aulas em três escolas públicas do Distrito Federal. Também participaram dez professores dessas mesmas escolas por meio de entrevista semi-estruturada contendo questões que versavam sobre formação, valores, abertura democrática da escola, estratégias para o ensino e o conhecimento e vivência da relação Estado-sociedade. Ainda foi realizada análise documental dos projetos político-pedagógicos dessas escolas. Os resultados demonstraram que há um descompasso entre a orientação do sistema de ensino e da literatura com a gestão da escola, a formação do professor, seus valores e a sua prática pedagógica. Discutiu-se ainda a complementaridade dos programas de algumas entidades parceiras da escola, como por exemplo, o Programa Nacional de Educação Fiscal, sustentado por vários organismos estatais, e as lacunas que não estão sendo preenchidas, que podem ser aprimoradas pela execução desses projetos. |
Keywords: | educação; sidadania; ensino fundamental |
Target: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Programa de Pós-Graduação da Escola de Administração Fazendária como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Educação Fiscal e Cidadania. |
Sustainable Development Objectives (ODS): | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4039 |
Appears in Collections: | Monografias Esaf |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Onésimo Stafuzza.pdf | 521.51 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.