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dc.contributor.authorFernandes, Eliane Leão-
dc.contributor.otherSpinelli, Mário Vinícius Claussen (Orientador)-
dc.date.accessioned2019-05-02T17:39:59Z-
dc.date.available2019-05-02T17:39:59Z-
dc.date.issued2010-02-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3964-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta os conceitos de democracia e cidadania e coloca a política pública como principal instrumento para reduzir a situação de miserabilidade social e promover a justiça social. Nesta perspectiva, os governos criam estratégias que correspondam aos compromissos políticos e públicos, assumidos. Para que as políticas públicas alcancem os objetivos desejados é necessário que haja controle e participação e é neste contexto que surgem os conselhos gestores de políticas públicas. Dentre os diversos conselhos destaca-se o Conselho de Alimentação Escolar como objeto de estudo. Buscou-se analisar como, efetivamente, o conselho desenvolve suas ações e quais instrumentos utiliza para promover a transparência e o controle social. Como resultado da análise concluiu-se que na percepção dos conselheiros o CAE/MS cumpre com suas tarefas e com as atribuições básicas, muito embora ainda tenha que evoluir no que concerne ao relacionamento com os setores representados e com a sociedade. Quanto a participação popular, a sociedade ainda não dispõe de conhecimentos necessários para exercê-la, por desconhecer seu papel social como cidadão partícipe das ações da Administração Pública e por não saber, efetivamente, qual é o papel dos conselhos. Em relação à transparência, notou-se ainda existir um estigma por parte das organizações, de que promover transparência é cumprir com o princípio de publicidade.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola de Administração Fazendária (Esaf)pt_BR
dc.subjectpolíticas públicaspt_BR
dc.subjectConselho de Alimentação Escolarpt_BR
dc.subjecttransparênciapt_BR
dc.subjecteducação fiscalpt_BR
dc.subjectcidadaniapt_BR
dc.subjectcontrole socialpt_BR
dc.subjectparticipação popularpt_BR
dc.titleTransparência e controle social: o caso do Conselho de Alimentação Escolar de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.typeMonografia/TCCpt_BR
dc.rights.holderEliana Leão Fernandespt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physical91 p.pt_BR
dc.description.classificationMetodologias de Aprendizagempt_BR
dc.description.classificationOrçamento e Finançaspt_BR
dc.description.classificationPolíticas Públicaspt_BR
dc.educational.descriptionTrabalho apresentado à Escola de Administração Fazendária (Esaf), como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Educação Fiscal e Cidadania.pt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.pt_BR
dc.subject.ods16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.pt_BR
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