Transparência e controle social: o caso do Conselho de Alimentação Escolar de Mato Grosso do Sul
Título: | Transparência e controle social: o caso do Conselho de Alimentação Escolar de Mato Grosso do Sul |
Autor(es): | Fernandes, Eliane Leão |
Contribuidor: | Spinelli, Mário Vinícius Claussen (Orientador) |
Editor: | Escola de Administração Fazendária (Esaf) |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Monografia/TCC |
Extensão/Indicação de Série: | 91 p. |
Data: | Fev-2010 |
Detentor dos direitos autorais: | Eliana Leão Fernandes |
Termos de uso: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Metodologias de Aprendizagem Orçamento e Finanças Políticas Públicas |
Resumo: | O presente trabalho apresenta os conceitos de democracia e cidadania e coloca a política pública como principal instrumento para reduzir a situação de miserabilidade social e promover a justiça social. Nesta perspectiva, os governos criam estratégias que correspondam aos compromissos políticos e públicos, assumidos. Para que as políticas públicas alcancem os objetivos desejados é necessário que haja controle e participação e é neste contexto que surgem os conselhos gestores de políticas públicas. Dentre os diversos conselhos destaca-se o Conselho de Alimentação Escolar como objeto de estudo. Buscou-se analisar como, efetivamente, o conselho desenvolve suas ações e quais instrumentos utiliza para promover a transparência e o controle social. Como resultado da análise concluiu-se que na percepção dos conselheiros o CAE/MS cumpre com suas tarefas e com as atribuições básicas, muito embora ainda tenha que evoluir no que concerne ao relacionamento com os setores representados e com a sociedade. Quanto a participação popular, a sociedade ainda não dispõe de conhecimentos necessários para exercê-la, por desconhecer seu papel social como cidadão partícipe das ações da Administração Pública e por não saber, efetivamente, qual é o papel dos conselhos. Em relação à transparência, notou-se ainda existir um estigma por parte das organizações, de que promover transparência é cumprir com o princípio de publicidade. |
Palavras-chave: | políticas públicas; Conselho de Alimentação Escolar; transparência; educação fiscal; cidadania; controle social; participação popular |
Objetivo: | Trabalho apresentado à Escola de Administração Fazendária (Esaf), como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Educação Fiscal e Cidadania. |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3964 |
Aparece nas coleções: | Monografias Esaf |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Eliana Leão.2094601472 | 682.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.