Cidadania fiscal: a percepção dos alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública e outra particular, de Campo Grande-MS.
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moreira, Margarete Iara Franco | - |
dc.contributor.other | Lopes, Luís Sérgio de Oliveira (Orientador) | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-02T17:26:27Z | - |
dc.date.available | 2019-05-02T17:26:27Z | - |
dc.date.issued | 2010-02 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3963 | - |
dc.description.abstract | O que produziu a necessidade da elaboração do presente trabalho foi a suposição de que a juventude vive momentos de despreocupação em relação à vida coletiva, à realidade social e econômica. As suas atenções parecem que se voltam para as especificidades das notícias recebidas que também, supostamente restringem e desqualificam os conteúdos da informação e a construção do conhecimento. O estudo desenvolvido em duas escolas de Campo Grande - MS, uma instituição pública e outra privada para investigar que entendimento tem o aluno do 9º ano sobre cidadania e cidadania fiscal, é feito mediante pesquisa bibliográfica com maior concentração nos assuntos referente às áreas de História e Ciências Políticas no que diz respeito à formação do Estado, cidadania e participação, e o estudo de caso com pesquisa de campo composta de questionário com questões objetivas e diretas e duas questões abertas. Efetuada a análise dos dados colhidos nas escolas, chegou-se a conclusão de que o aluno tem conhecimento, mesmo elementar, do que seja cidadania, porém não a exerce e, ainda, que os alunos da escola pública têm uma idéia mais apurada do significado do bem público, do que os alunos da escola particular. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola de Administração Fazendária (Esaf) | pt_BR |
dc.subject | educação fiscal | pt_BR |
dc.subject | cidadania | pt_BR |
dc.subject | sociedade | pt_BR |
dc.subject | direito tributário e financeiro | pt_BR |
dc.title | Cidadania fiscal: a percepção dos alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública e outra particular, de Campo Grande-MS. | pt_BR |
dc.type | Monografia/TCC | pt_BR |
dc.rights.holder | Margarete Iara Franco Moreira | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | 48 p. | pt_BR |
dc.description.classification | Metodologias de Aprendizagem | pt_BR |
dc.description.classification | Orçamento e Finanças | pt_BR |
dc.description.classification | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.educational.description | Trabalho apresentado à Escola de Administração Fazendária (Esaf), como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em educação Fiscal e Cidadania. | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. | pt_BR |
dc.subject.ods | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. | pt_BR |
Appears in Collections: | Monografias Esaf |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Margarette Iara.2172884279 | 271.64 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.