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dc.contributor.authorMoreira, Margarete Iara Franco-
dc.contributor.otherLopes, Luís Sérgio de Oliveira (Orientador)-
dc.date.accessioned2019-05-02T17:26:27Z-
dc.date.available2019-05-02T17:26:27Z-
dc.date.issued2010-02-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3963-
dc.description.abstractO que produziu a necessidade da elaboração do presente trabalho foi a suposição de que a juventude vive momentos de despreocupação em relação à vida coletiva, à realidade social e econômica. As suas atenções parecem que se voltam para as especificidades das notícias recebidas que também, supostamente restringem e desqualificam os conteúdos da informação e a construção do conhecimento. O estudo desenvolvido em duas escolas de Campo Grande - MS, uma instituição pública e outra privada para investigar que entendimento tem o aluno do 9º ano sobre cidadania e cidadania fiscal, é feito mediante pesquisa bibliográfica com maior concentração nos assuntos referente às áreas de História e Ciências Políticas no que diz respeito à formação do Estado, cidadania e participação, e o estudo de caso com pesquisa de campo composta de questionário com questões objetivas e diretas e duas questões abertas. Efetuada a análise dos dados colhidos nas escolas, chegou-se a conclusão de que o aluno tem conhecimento, mesmo elementar, do que seja cidadania, porém não a exerce e, ainda, que os alunos da escola pública têm uma idéia mais apurada do significado do bem público, do que os alunos da escola particular.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola de Administração Fazendária (Esaf)pt_BR
dc.subjecteducação fiscalpt_BR
dc.subjectcidadaniapt_BR
dc.subjectsociedadept_BR
dc.subjectdireito tributário e financeiropt_BR
dc.titleCidadania fiscal: a percepção dos alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública e outra particular, de Campo Grande-MS.pt_BR
dc.typeMonografia/TCCpt_BR
dc.rights.holderMargarete Iara Franco Moreirapt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physical48 p.pt_BR
dc.description.classificationMetodologias de Aprendizagempt_BR
dc.description.classificationOrçamento e Finançaspt_BR
dc.description.classificationPolíticas Públicaspt_BR
dc.educational.descriptionTrabalho apresentado à Escola de Administração Fazendária (Esaf), como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em educação Fiscal e Cidadania.pt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.pt_BR
dc.subject.ods16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.pt_BR
Appears in Collections:Monografias Esaf
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