Cidadania fiscal: a percepção dos alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública e outra particular, de Campo Grande-MS.
Título: | Cidadania fiscal: a percepção dos alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública e outra particular, de Campo Grande-MS. |
Autor(es): | Moreira, Margarete Iara Franco |
Contribuidor: | Lopes, Luís Sérgio de Oliveira (Orientador) |
Editor: | Escola de Administração Fazendária (Esaf) |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Monografia/TCC |
Extensão/Indicação de Série: | 48 p. |
Data: | Fev-2010 |
Detentor dos direitos autorais: | Margarete Iara Franco Moreira |
Termos de uso: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Metodologias de Aprendizagem Orçamento e Finanças Políticas Públicas |
Resumo: | O que produziu a necessidade da elaboração do presente trabalho foi a suposição de que a juventude vive momentos de despreocupação em relação à vida coletiva, à realidade social e econômica. As suas atenções parecem que se voltam para as especificidades das notícias recebidas que também, supostamente restringem e desqualificam os conteúdos da informação e a construção do conhecimento. O estudo desenvolvido em duas escolas de Campo Grande - MS, uma instituição pública e outra privada para investigar que entendimento tem o aluno do 9º ano sobre cidadania e cidadania fiscal, é feito mediante pesquisa bibliográfica com maior concentração nos assuntos referente às áreas de História e Ciências Políticas no que diz respeito à formação do Estado, cidadania e participação, e o estudo de caso com pesquisa de campo composta de questionário com questões objetivas e diretas e duas questões abertas. Efetuada a análise dos dados colhidos nas escolas, chegou-se a conclusão de que o aluno tem conhecimento, mesmo elementar, do que seja cidadania, porém não a exerce e, ainda, que os alunos da escola pública têm uma idéia mais apurada do significado do bem público, do que os alunos da escola particular. |
Palavras-chave: | educação fiscal; cidadania; sociedade; direito tributário e financeiro |
Objetivo: | Trabalho apresentado à Escola de Administração Fazendária (Esaf), como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em educação Fiscal e Cidadania. |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3963 |
Aparece nas coleções: | Monografias Esaf |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Margarette Iara.2172884279 | 271.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.