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dc.contributor.authorEscola Nacional de Administração Pública ( Brasil)-
dc.date.accessioned2019-01-29T19:50:29Z-
dc.date.available2019-01-29T19:50:29Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3756-
dc.description.abstractOs tipos de conhecimento: uma breve história da Ciência. Métodos científicos: indutivo, dedutivo, hipotético-dedutivo e dialético. Fatos, Leis e Teorias. Tipos de produção e publicação científica. O Projeto de Pesquisa: o processo de planejamento do trabalho científico (tema, problema e possíveis respostas; justificativa, objetivos. Elaboração do aporte teórico. Regras da redação científica - citações e referências). Cronograma de Projeto. Metodologias de pesquisa: métodos, tipos e natureza. Métodos qualitativos e quantitativos: características, técnicas de coleta, tratamento, análise e apresentação de dados. Estrutura do TCC (artigo e projeto de intervenção). Orientação da forma do pré-projeto de pesquisa.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.subjectmetodologia científicapt_BR
dc.subjectraciocínio lógico-científicopt_BR
dc.subjectartigo científicopt_BR
dc.subjectprojeto de intervençãopt_BR
dc.titleD.15 Metodologia de pesquisa: plano de ensinopt_BR
dc.typeProgramapt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physical3 p.pt_BR
dc.description.classificationGestão Públicapt_BR
dc.description.classificationMétodos de Pesquisa. Métodos Estatísticospt_BR
dc.educational.description1. Reconhecer o papel e processo de construção do conhecimento científico, diferenciando-o dos demais tipos de conhecimento; 2. Empregar o raciocínio lógico-científico no desenvolvimento de um artigo científico ou projeto de intervenção; 3. Identificar os benefícios da aplicação desse ferramental no âmbito profissional; 4. Elaborar um projeto de pesquisa contendo os elementos necessários deste tipo de trabalho científico; 5. Identificar potenciais objetos de pesquisa a serem desenvolvidos nos artigos e projetos de intervenção; e 6. Aplicar as regras da redação científica e normas e padrões de trabalhos de pós-graduação lato sensu, conforme as normas da ABNT aplicáveis aos artigos e projetos de intervenção.pt_BR
dc.educational.intendedenduserroleAgentes públicos que atuam ou tenham potencial para atuar como dirigentes na Administração Pública Federal.pt_BR
dc.educational.contextPlano de ensino da disciplina D.15 - Metodologia de pesquisa, da Especialização em Gestão Pública, 12ª edição.pt_BR
dc.educational.contextMetodologia: Aulas expositivas, trabalhos em grupo, análise de projetos, artigos científicos e projetos de intervenção e oficinas de construção dos projetos. 27 horas.pt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).pt_BR
dc.subject.ods16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.pt_BR
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