D.15 Metodologia de pesquisa: plano de ensino
Título: | D.15 Metodologia de pesquisa: plano de ensino |
Autor(es): | Escola Nacional de Administração Pública ( Brasil) |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Programa |
Extensão/Indicação de Série: | 3 p. |
Data: | 2018 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Gestão Pública Métodos de Pesquisa. Métodos Estatísticos |
Resumo: | Os tipos de conhecimento: uma breve história da Ciência. Métodos científicos: indutivo, dedutivo, hipotético-dedutivo e dialético. Fatos, Leis e Teorias. Tipos de produção e publicação científica. O Projeto de Pesquisa: o processo de planejamento do trabalho científico (tema, problema e possíveis respostas; justificativa, objetivos. Elaboração do aporte teórico. Regras da redação científica - citações e referências). Cronograma de Projeto. Metodologias de pesquisa: métodos, tipos e natureza. Métodos qualitativos e quantitativos: características, técnicas de coleta, tratamento, análise e apresentação de dados. Estrutura do TCC (artigo e projeto de intervenção). Orientação da forma do pré-projeto de pesquisa. |
Palavras-chave: | metodologia científica; raciocínio lógico-científico; artigo científico; projeto de intervenção |
Objetivo: | 1. Reconhecer o papel e processo de construção do conhecimento científico, diferenciando-o dos demais tipos de conhecimento; 2. Empregar o raciocínio lógico-científico no desenvolvimento de um artigo científico ou projeto de intervenção; 3. Identificar os benefícios da aplicação desse ferramental no âmbito profissional; 4. Elaborar um projeto de pesquisa contendo os elementos necessários deste tipo de trabalho científico; 5. Identificar potenciais objetos de pesquisa a serem desenvolvidos nos artigos e projetos de intervenção; e 6. Aplicar as regras da redação científica e normas e padrões de trabalhos de pós-graduação lato sensu, conforme as normas da ABNT aplicáveis aos artigos e projetos de intervenção. |
Público alvo: | Agentes públicos que atuam ou tenham potencial para atuar como dirigentes na Administração Pública Federal. |
Contexto de aprendizagem: | Plano de ensino da disciplina D.15 - Metodologia de pesquisa, da Especialização em Gestão Pública, 12ª edição. Metodologia: Aulas expositivas, trabalhos em grupo, análise de projetos, artigos científicos e projetos de intervenção e oficinas de construção dos projetos. 27 horas. |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3756 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Pública |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
11. Plano de Aula D15.pdf | Artigo principal | 714.78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.