Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Anderson Soares Furtado-
dc.contributor.otherCastro, Jorge Abrahão de (Orientador)-
dc.date.accessioned2018-10-18T17:16:03Z-
dc.date.available2018-10-18T17:16:03Z-
dc.date.issued2018-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3482-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo principal propor um conjunto de indicadores de qualidade educacional, por meio da aplicação da Metodologia SSM (Soft Systems Methodology), que observa o contexto dos estudantes no intuito de promover uma educação equitativa. Para tanto, foram consideradas as características sociodemográficas dos estudantes e do contexto das instituições de ensino para a proposição da relação de indicadores que mensuram a qualidade dos sistemas educacionais. A abordagem metodológica baseia-se na utilização dos estudos qualitati- vos. As técnicas utilizadas foram o levantamento bibliográfico e a análise de conteúdo. A metodologia utilizada para identificação dos indicadores educacionais foi a SSM (Soft Systems Methodology) e os dados foram obtidos por intermédio de consultas em base de dados de periódicos de artigos científicos. Os resultados apontam que, sob uma abordagem sistêmica, os indicadores educacionais que explicam a qualidade educacional no Brasil são:(i) média do nível socioeconômico da instituição de ensino; (ii) taxa de acompanhamento da família nos resultados da instituição de ensino; (iii) Custo Aluno Qualidade (CAQ); (iv) indicador de trajetória educacional; (v) percentual de professores com certificação pedagógica; e (vi) nível de proficiência dos estudante e em avaliação externa.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.subjectpolítica educacionalpt_BR
dc.subjectqualidade educacionalpt_BR
dc.subjectindicadorpt_BR
dc.subjecteducação equitativapt_BR
dc.subjectpolíticas públicaspt_BR
dc.titleIndicadores de qualidade educacional: uma abordagem sistêmicapt_BR
dc.typeMonografia/ TCCpt_BR
dc.rights.holderAnderson Soares Furtado Oliveirapt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physical19 p.pt_BR
dc.description.classificationDesenvolvimento Socialpt_BR
dc.description.additionalEspecialização em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento, 1ª edição.pt_BR
dc.description.additionalOrientador: Prof. Dr. Jorge Abrahão de Castropt_BR
dc.educational.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento.pt_BR
dc.educational.intendedenduserroleEspecialistas e interessados em planejamento estratégico.pt_BR
dc.educational.context360 horaspt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.pt_BR
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Anderson Soares Furtado Oliveira.pdfArtigo principal651.3 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.