Título: Indicadores de qualidade educacional: uma abordagem sistêmica
Autor(es): Oliveira, Anderson Soares Furtado
Contribuidor: Castro, Jorge Abrahão de (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: 19 p.
Data: Jun-2018
Detentor dos direitos autorais: Anderson Soares Furtado Oliveira
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Social
Resumo: Este estudo tem como objetivo principal propor um conjunto de indicadores de qualidade educacional, por meio da aplicação da Metodologia SSM (Soft Systems Methodology), que observa o contexto dos estudantes no intuito de promover uma educação equitativa. Para tanto, foram consideradas as características sociodemográficas dos estudantes e do contexto das instituições de ensino para a proposição da relação de indicadores que mensuram a qualidade dos sistemas educacionais. A abordagem metodológica baseia-se na utilização dos estudos qualitati- vos. As técnicas utilizadas foram o levantamento bibliográfico e a análise de conteúdo. A metodologia utilizada para identificação dos indicadores educacionais foi a SSM (Soft Systems Methodology) e os dados foram obtidos por intermédio de consultas em base de dados de periódicos de artigos científicos. Os resultados apontam que, sob uma abordagem sistêmica, os indicadores educacionais que explicam a qualidade educacional no Brasil são:(i) média do nível socioeconômico da instituição de ensino; (ii) taxa de acompanhamento da família nos resultados da instituição de ensino; (iii) Custo Aluno Qualidade (CAQ); (iv) indicador de trajetória educacional; (v) percentual de professores com certificação pedagógica; e (vi) nível de proficiência dos estudante e em avaliação externa.
Palavras-chave: política educacional;  qualidade educacional;  indicador;  educação equitativa;  políticas públicas
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento.
Público alvo: Especialistas e interessados em planejamento estratégico.
Contexto de aprendizagem: 360 horas
Observações/Notas: Especialização em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento, 1ª edição.
Orientador: Prof. Dr. Jorge Abrahão de Castro
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3482
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Anderson Soares Furtado Oliveira.pdfArtigo principal651.3 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.