Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCrispim, Ana Karoline dos Santos Leite-
dc.contributor.otherPodcameni, Maria Gabriela von Bochkor (Orientadora)-
dc.date.accessioned2018-10-18T16:52:29Z-
dc.date.available2018-10-18T16:52:29Z-
dc.date.issued2018-07-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3481-
dc.description.abstractDesde a publicação da Constituição Federal de 1988, há um esforço do Estado no sentido de implementar políticas que contribuam para o fortalecimento da democracia brasileira. Contudo, pouco se tem discutido sobre os arranjos institucionais e suas capacidades para a implantação da política. Sob esse viés, o presente artigo procura analisar o Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF) e a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), como políticas de Estado que buscam desenvolver a cidadania plena. Para isso o ponto de partida será fazer uma abordagem dessas políticas a partir dos seguintes termos: atores sociais, arranjos institucionais, estratégia nacional, programa nacional e governança. A abordagem qualitativa com enforque exploratório e interpretativo norteará o artigo, bem como os instrumentos utilizados para coleta de dados serão a pesquisa bibliográfica e documental. Admitiu-se, igualmente, o uso de material pedagógico elaborado por órgãos integrantes do PNEF e da ENEF. Acredita-se que o método comparativo orientado por estudos de caso é o mais eficaz. Conclui-se que, considerando os atores e os interesses existentes nos arranjos do PNEF e da ENEF, é possível haver sinergia entre essas políticas educacionais. Para tanto, será necessário que os arranjos institucionais extrapolem a esfera da troca de informações e estabeleçam comunicação de fato proporcionando assim uma integração real.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.subjecteducação fiscalpt_BR
dc.subjecteducação financeirapt_BR
dc.subjectarranjos institucionaispt_BR
dc.subjectsinergiapt_BR
dc.subjectcapacidades estataispt_BR
dc.titleEducação fiscal e financeira: um olhar sobre seus arranjos institucionais e suas capacidades estataispt_BR
dc.typeMonografia/ TCCpt_BR
dc.rights.holderAna Karoline dos Santos Leite Crispimpt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physical25 p.pt_BR
dc.description.classificationDesenvolvimento Socialpt_BR
dc.description.additionalEspecialização em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento, 1ª edição.pt_BR
dc.description.additionalOrientadora: Maria Gabriela von Bochkor Podcamenipt_BR
dc.educational.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento.pt_BR
dc.educational.intendedenduserroleEspecialistas e interessados em planejamento estratégico.pt_BR
dc.educational.context360 horaspt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.pt_BR
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Karoline dos Santos Leite Crispim.pdfArtigo principal419.62 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.