Educação fiscal e financeira: um olhar sobre seus arranjos institucionais e suas capacidades estatais
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Crispim, Ana Karoline dos Santos Leite | - |
dc.contributor.other | Podcameni, Maria Gabriela von Bochkor (Orientadora) | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-18T16:52:29Z | - |
dc.date.available | 2018-10-18T16:52:29Z | - |
dc.date.issued | 2018-07 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3481 | - |
dc.description.abstract | Desde a publicação da Constituição Federal de 1988, há um esforço do Estado no sentido de implementar políticas que contribuam para o fortalecimento da democracia brasileira. Contudo, pouco se tem discutido sobre os arranjos institucionais e suas capacidades para a implantação da política. Sob esse viés, o presente artigo procura analisar o Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF) e a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), como políticas de Estado que buscam desenvolver a cidadania plena. Para isso o ponto de partida será fazer uma abordagem dessas políticas a partir dos seguintes termos: atores sociais, arranjos institucionais, estratégia nacional, programa nacional e governança. A abordagem qualitativa com enforque exploratório e interpretativo norteará o artigo, bem como os instrumentos utilizados para coleta de dados serão a pesquisa bibliográfica e documental. Admitiu-se, igualmente, o uso de material pedagógico elaborado por órgãos integrantes do PNEF e da ENEF. Acredita-se que o método comparativo orientado por estudos de caso é o mais eficaz. Conclui-se que, considerando os atores e os interesses existentes nos arranjos do PNEF e da ENEF, é possível haver sinergia entre essas políticas educacionais. Para tanto, será necessário que os arranjos institucionais extrapolem a esfera da troca de informações e estabeleçam comunicação de fato proporcionando assim uma integração real. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.subject | educação fiscal | pt_BR |
dc.subject | educação financeira | pt_BR |
dc.subject | arranjos institucionais | pt_BR |
dc.subject | sinergia | pt_BR |
dc.subject | capacidades estatais | pt_BR |
dc.title | Educação fiscal e financeira: um olhar sobre seus arranjos institucionais e suas capacidades estatais | pt_BR |
dc.type | Monografia/ TCC | pt_BR |
dc.rights.holder | Ana Karoline dos Santos Leite Crispim | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | 25 p. | pt_BR |
dc.description.classification | Desenvolvimento Social | pt_BR |
dc.description.additional | Especialização em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento, 1ª edição. | pt_BR |
dc.description.additional | Orientadora: Maria Gabriela von Bochkor Podcameni | pt_BR |
dc.educational.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento. | pt_BR |
dc.educational.intendedenduserrole | Especialistas e interessados em planejamento estratégico. | pt_BR |
dc.educational.context | 360 horas | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
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