A construção coletiva de trilhas de aprendizagem: a experiência do ministério público do Distrito Federal e territórios
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Carvalho, Salette Alves de | - |
dc.contributor.other | Pantoja, Maria Júlia (Orientadora) | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-11T20:30:24Z | - |
dc.date.available | 2018-10-11T20:30:24Z | - |
dc.date.issued | 2018-03 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3472 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa foi realizada com o objetivo de verificar como as trilhas de aprendizagem podem ser construídas de forma colaborativa e participativa no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, tendo em vista que a Instituição está implementando o modelo de gestão de pessoas por competências desde 2014 e necessita, portanto, melhorar, modernizar, diversificar e tornar mais atraentes as ações de capacitação e desenvolvimento de seus integrantes. As trilhas de aprendizagem constituem uma resposta viável a esse objetivo de melhoria das ações de capacitação da Instituição e o resultado deste estudo aponta nessa direção, destacando o fato de que tanto os gestores de pessoas quanto os criadores das ações de capacitação estão conscientes de que a melhor forma de construção dessas ações é a coletiva, ou seja, a participação e a colaboração é essencial para que as trilhas de aprendizagem venham realmente fazer a diferença no que se refere às ações de capacitação e desenvolvimento dos servidores do MPDFT. Além das trilhas de aprendizagem, objeto de estudo desta pesquisa, o estudo identificou que a sistemática de alocação dos novos servidores na Instituição precisa ser repensada objetivando reduzir a rotatividade de servidores em determinados setores. Para este estudo foram utilizados dois tipos de pesquisa: uma bibliográfica e outra de campo. A pesquisa de campo foi desenvolvida por meio de entrevista semiestruturada e a análise dos dados coletados foi feita utilizando a técnica de análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.subject | trilhas de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | andragogia | pt_BR |
dc.subject | gestão por competências | pt_BR |
dc.subject | gestão de pessoas | pt_BR |
dc.subject | setor público | pt_BR |
dc.title | A construção coletiva de trilhas de aprendizagem: a experiência do ministério público do Distrito Federal e territórios | pt_BR |
dc.type | Monografia/ TCC | pt_BR |
dc.rights.holder | Salette Alves de Carvalho | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | 37 p. | pt_BR |
dc.description.classification | Gestão Pública | pt_BR |
dc.description.additional | Especialização em Gestão Pública – Gestão Estratégica de Pessoas, 11ª edição | pt_BR |
dc.description.additional | Orientadora: Profa. Doutora Maria Júlia Pantoja | pt_BR |
dc.educational.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública – área de concentração: Gestão de Pessoas. | pt_BR |
dc.educational.intendedenduserrole | Especialistas e interessados em Gestão Pública | pt_BR |
dc.educational.context | 420 horas | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
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Salette Alves de Carvalho - TCC - EGP 11 - GEP.pdf | Artigo principal | 971.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
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