A construção coletiva de trilhas de aprendizagem: a experiência do ministério público do Distrito Federal e territórios
Título: | A construção coletiva de trilhas de aprendizagem: a experiência do ministério público do Distrito Federal e territórios |
Autor(es): | Carvalho, Salette Alves de |
Contribuidor: | Pantoja, Maria Júlia (Orientadora) |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Monografia/ TCC |
Extensão/Indicação de Série: | 37 p. |
Data: | Mar-2018 |
Detentor dos direitos autorais: | Salette Alves de Carvalho |
Termos de uso: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Gestão Pública |
Resumo: | A pesquisa foi realizada com o objetivo de verificar como as trilhas de aprendizagem podem ser construídas de forma colaborativa e participativa no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, tendo em vista que a Instituição está implementando o modelo de gestão de pessoas por competências desde 2014 e necessita, portanto, melhorar, modernizar, diversificar e tornar mais atraentes as ações de capacitação e desenvolvimento de seus integrantes. As trilhas de aprendizagem constituem uma resposta viável a esse objetivo de melhoria das ações de capacitação da Instituição e o resultado deste estudo aponta nessa direção, destacando o fato de que tanto os gestores de pessoas quanto os criadores das ações de capacitação estão conscientes de que a melhor forma de construção dessas ações é a coletiva, ou seja, a participação e a colaboração é essencial para que as trilhas de aprendizagem venham realmente fazer a diferença no que se refere às ações de capacitação e desenvolvimento dos servidores do MPDFT. Além das trilhas de aprendizagem, objeto de estudo desta pesquisa, o estudo identificou que a sistemática de alocação dos novos servidores na Instituição precisa ser repensada objetivando reduzir a rotatividade de servidores em determinados setores. Para este estudo foram utilizados dois tipos de pesquisa: uma bibliográfica e outra de campo. A pesquisa de campo foi desenvolvida por meio de entrevista semiestruturada e a análise dos dados coletados foi feita utilizando a técnica de análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin. |
Palavras-chave: | trilhas de aprendizagem; andragogia; gestão por competências; gestão de pessoas; setor público |
Objetivo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública – área de concentração: Gestão de Pessoas. |
Público alvo: | Especialistas e interessados em Gestão Pública |
Contexto de aprendizagem: | 420 horas |
Observações/Notas: | Especialização em Gestão Pública – Gestão Estratégica de Pessoas, 11ª edição Orientadora: Profa. Doutora Maria Júlia Pantoja |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3472 |
Aparece nas coleções: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Salette Alves de Carvalho - TCC - EGP 11 - GEP.pdf | Artigo principal | 971.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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