Title: Seminário Internacional: Profissionalização do Serviço Civil – trajetórias e desafios atuais nas experiências do Brasil, Uruguai, México, Portugal e Turquia
Authors: Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Apresentação/Slides
metadata.dc.description.physical: 4 apresentações em slides
Issue Date: 18-Sep-2018
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Burocracia
Capacitação Profissional
Capacidades Estatais
Abstract: A profissionalização dos servidores públicos tem sido tema recorrente na agenda das reformas do Estado. No entanto, o assunto ainda demanda estudos empíricos que subsidiem as políticas de gestão do serviço civil, para além de premissas normativas ou análises prescritivas. Dessa forma, as experiências internacionais são uma relevante referência para compreender quais fatores e condicionantes afetam os avanços em direção à profissionalização em outros países em perspectiva comparada com o caso brasileiro. O Seminário Internacional: Profissionalização do Serviço Civil,trajetórias e desafios atuais nas experiências do Brasil, Uruguai, México, Portugal e Turquia é fruto de um processo de pesquisa conduzido pela Coordenação-Geral de Pesquisa da Enap e busca fomentar o debate entre as diferentes experiências internacionais com a realidade brasileira para que possamos formular diretrizes de uma agenda de futuro para a profissionalização do serviço civil no Brasil. As pesquisas apresentadas sistematizarão e aprofundarão a descrição e a análise comparada da trajetória do serviço civil no Uruguai, México, Portugal e Turquia, focalizando em diferentes recortes e abordagens, as mudanças e seus respectivos marcos legais, políticos e institucionais. Dentro dessa abordagem comparada serão discutidas questões como a organização das carreiras, processos de ingresso e ascensão, seleção e gestão de lideranças, mérito, desempenho, bem como as perspectivas recentes de reforma do serviço civil.
Keywords: serviço público;  serviço civil;  servidores públicos;  profissionalização;  capacitação profissional;  capacidades estatais
Target Audience: servidores (as) públicos (as) federais e acadêmicos (as).
metadata.dc.description.additional: PROGRAMAÇÃO 14h às 16h Mesa 1: Experiências comparadas no Serviço Civil: um diálogo entre Brasil, Uruguai e México Conrado Ramos - Uruguai (Expositor) Francisco Gaetani (Debatedor) José Luis Méndez Martínez - México (Expositor) Marizaura Reis de Souza Camões (Debatedora) Fernando Filgueiras (Moderador) 16h às 16h15 Intervalo 16h15 às 18h Mesa 2: Experiências comparadas no Serviço Civil: um diálogo entre Brasil, Portugal e Turquia João Bilhim - Portugal (Expositor) Maria Júlia Pantoja (Debatedora) Feyzi Karabekir Akkoyunlu - Turquia (Expositor) Natália Koga - Enap (Debatedora)
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3410
Appears in Collections:Seminários Internacionais


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.