Title: Programa bolsa família: cumprimento das condicionalidades das populações tradicionais com foco nos povos indígenas
Authors: Lourenço, Larissa Sobral
metadata.dc.contributor.other: Rua, Maria das Graças (Orientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: 18 p.
Issue Date: Jan-2012
metadata.dc.rights.holder: Larissa Sobral Lourenço
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Social
Políticas Públicas e Sociais
Abstract: Ao logo das décadas a política social brasileira teve avanços significativos no combate às desigualdades e a pobreza, com o aumento efetivo de sua área de atuação, na gestão empregada, em programas de financiamento e por fim em incentivos a participação social. O Golpe Militar deu início à era autoritária e uma ruptura dos modelos adotados anteriormente, prevalecendo uma intervenção do Estado em todas as áreas: sociais, políticas e econômicas, devido aos seus aspectos conservadores, e segundo Fagnani (1999, p. 1) esse período foi marcado por cinco características que são: regressividade dos mecanismos de financiamento – em boa parte de suas ações utilizava de fontes parafiscais e auto-sustentáveis; centralização do processo decisório – todas as decisões ficavam centralizadas no executivo federal, diante disso os executivos subnacionais ficaram sem expressão no âmbito da política nacional; privatização do espaço público – com o enfraquecimento do controle social, devido à repressão, permitiu que os interesses particulares empresariais e clientelistas preponderassem; expansão da cobertura e da oferta de bens e serviço; e, por fim, reduzido caráter redistributivo.
Keywords: políticas públicas;  povos indígenas;  desigualdade;  pobreza;  políticas sociais;  proteção social
Target: Especialização em Gestão de Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social – 1ª edição
metadata.dc.description.additional: Trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Gestão de Políticas Pública de Proteção e Desenvolvimento Social da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), como requisito para obtenção do título de Especialista em Gestão de Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social.
Orientador (a): Maria das Graças Rua
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3323
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Larissa Sobral Lourenço - Monografia versão definitiva.pdf537.81 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.