O arranjo federalista brasileiro e as políticas de indução da união: uma análise do plano de ações articuladas do Ministério da Educação
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Albuquerque, Ana Elizabeth Maia de | - |
dc.contributor.other | Coêlho, Denilson Bandeira (Orientador) | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-04T16:36:49Z | - |
dc.date.available | 2018-06-04T16:36:49Z | - |
dc.date.issued | 2013-11 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3197 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa analisa uma política de educação básica no Brasil, o Plano de Ações Articuladas (PAR), um instrumento de planejamento educacional, instituído no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O estudo do PAR situou-se na identificação das relações intergovernamentais em curso na política a partir do exame de um dos seus indicadores: existência, acompanhamento e avaliação do Plano Municipal de Educação (PME), desenvolvido com base no Plano Nacional de Educação (PNE), que integra a dimensão 1 (Gestão Educacional), área 1 (Gestão democrática) do plano. A pesquisa objetivou identificar os atributos dos municípios que possuem PME, identificar fatores que compõem o padrão do acesso dos municípios aos programas do PAR e, assim, analisar as relações intergovernamentais em curso no PAR e os fatores institucionais que influenciam o acesso aos programas. Metodologicamente, a composição do padrão associou informações populacionais (IBGE); do número de matrículas e número de funcionários, de docentes e não-docentes nas escolas dos municípios estudados (Censo da Educação Básica/Inep); do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb/Inep); e do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM/Pnud). A elaboração dos PME e o acesso aos programas do PAR requerem determinadas capacidades institucionais dos municípios, tais como recursos humanos, técnicos, informacionais, capacidade de gestão e de articulação entre as políticas, para a sua efetivação. Ocorre que tais requerimentos não estão presentes na grande maioria dos pequenos municípios brasileiros, fato que pode tornar inócuo o esforço de alçar à equidade, superar as relações desiguais e acessar os programas do PAR; e persistir os problemas históricos da desigualdade que repercutem na qualidade da oferta de educação. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.subject | plano de ações articuladas | pt_BR |
dc.subject | federalismo | pt_BR |
dc.subject | relações intergovernamentais | pt_BR |
dc.subject | política de educação | pt_BR |
dc.subject | educação básica | pt_BR |
dc.subject | indicadores | pt_BR |
dc.title | O arranjo federalista brasileiro e as políticas de indução da união: uma análise do plano de ações articuladas do Ministério da Educação | pt_BR |
dc.type | Monografia/ TCC | pt_BR |
dc.rights.holder | Ana Elizabeth Maia de Albuquerque | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | 107 p. | pt_BR |
dc.description.classification | Desenvolvimento Social | pt_BR |
dc.description.classification | Políticas Públicas e Sociais | pt_BR |
dc.description.additional | Monografia apresentada à Escola Nacional de Administração Pública, como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista do curso gestão de políticas públicas de proteção e desenvolvimento social – 2ª edição, sob orientação do Professor Dr. Denilson Bandeira Coêlho. | pt_BR |
dc.educational.description | Curso Gestão de Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social – 2ª edição | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ana Elizabeth M Albuquerque.pdf | 2.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.