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dc.contributor.authorBrasil. Gabinete da Presidência. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)-
dc.date.accessioned2013-12-13T15:58:00Z-
dc.date.available2013-12-13T15:58:00Z-
dc.date.issued2010-03-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/268-
dc.description.abstractO Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador que combina informações de fluxo e de desempenho dos alunos, criado para promover um sistema de accountability visando a melhoria da qualidade da educação no país. Ao elaborar metas detalhadas para cada rede e escola – com as quais governadores e prefeitos se comprometeram por meio do Compromisso Todos Pela Educação – ao calcular e divulgar amplamente os resultados do Ideb, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) possibilitou que os atores educacionais pudessem ser responsabilizados pelos resultados de sua unidade e que o Ministério da Educação (MEC) identificasse e premiasse as escolas que atingem as metas, mas também oferecesse assistência técnica e financeira para as redes com piores resultados. Entre os principais resultados já alcançados, pode-se destacar que o Ideb do país para os anos iniciais do ensino fundamental cresceu de 3,8, em 2005, para 4,2, em 2007pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.sourcehttp://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=298&Itemid=32pt_BR
dc.subjectÍndice de Desenvolvimento da Educação Básicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectIDEBpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectPlano de desenvolvimento da educaçãopt_BR
dc.subjectMonitoramento de políticas públicaspt_BR
dc.titleÍndice de desenvolvimento da educação básica (Ideb)pt_BR
dc.typeRelato de Experiênciapt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalNúmero de páginas: 08 p.pt_BR
dc.date.started2007-05-
dc.date.finished2009-07-
dc.description.classificationInovaçãopt_BR
dc.description.additionalIniciativa premiada no 14º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Reynaldo Fernandes, Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ações premiadas no 14º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal – 2009pt_BR
dc.description.additionalÁrea temática: Avaliação e monitoramento de políticas públicaspt_BR
dc.subject.enapEducaçãopt_BR
dc.subject.enapPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.enapAvaliação de projetospt_BR
dc.educational.descriptionA iniciativa tem por objetivo acompanhar a qualidade da educação do ponto de vista do rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e da aprendizagem, captada por meio das médias de desempenho na Prova Brasil e no Saeb. O acompanhamento da qualidade da educação é composto de metas quantificáveis e individualizadas, para cada escola, município e estado brasileiros. Ao definir as metas de longo prazo e as intermediárias para cada rede e escola, o objetivo pretendido é a melhoria da qualidade da educação brasileira, tendo como parâmetro os resultados educacionais de países desenvolvidos, e também o aumento da equidade entre os resultados dos diversos sistemas de ensino do país, buscando não somente a melhoria das oportunidades oferecidas às crianças e aos adolescentes brasileiros, mas também a igualdade dessas oportunidadespt_BR
dc.educational.intendedenduserroleServidores públicospt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.typeRegime::Licença Padrão ENAPpt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).pt_BR
Appears in Collections:Concurso Inovação: de 2006 a 2010 (11ª a 15ª edição)
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