Índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb)
Título: | Índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) |
Autor(es): | Brasil. Gabinete da Presidência. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Endereço Eletrônico: | http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=298&Itemid=32 |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Relato de Experiência |
Extensão/Indicação de Série: | Número de páginas: 08 p. |
Data: | Mar-2010 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc). |
Classificação Temática: | Inovação |
Resumo: | O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador que combina informações de fluxo e de desempenho dos alunos, criado para promover um sistema de accountability visando a melhoria da qualidade da educação no país. Ao elaborar metas detalhadas para cada rede e escola – com as quais governadores e prefeitos se comprometeram por meio do Compromisso Todos Pela Educação – ao calcular e divulgar amplamente os resultados do Ideb, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) possibilitou que os atores educacionais pudessem ser responsabilizados pelos resultados de sua unidade e que o Ministério da Educação (MEC) identificasse e premiasse as escolas que atingem as metas, mas também oferecesse assistência técnica e financeira para as redes com piores resultados. Entre os principais resultados já alcançados, pode-se destacar que o Ideb do país para os anos iniciais do ensino fundamental cresceu de 3,8, em 2005, para 4,2, em 2007 |
Palavras-chave: | Índice de Desenvolvimento da Educação Básica; Educação; IDEB; Educação básica; Avaliação; Rendimento escolar; Plano de desenvolvimento da educação; Monitoramento de políticas públicas |
Objetivo: | A iniciativa tem por objetivo acompanhar a qualidade da educação do ponto de vista do rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e da aprendizagem, captada por meio das médias de desempenho na Prova Brasil e no Saeb. O acompanhamento da qualidade da educação é composto de metas quantificáveis e individualizadas, para cada escola, município e estado brasileiros. Ao definir as metas de longo prazo e as intermediárias para cada rede e escola, o objetivo pretendido é a melhoria da qualidade da educação brasileira, tendo como parâmetro os resultados educacionais de países desenvolvidos, e também o aumento da equidade entre os resultados dos diversos sistemas de ensino do país, buscando não somente a melhoria das oportunidades oferecidas às crianças e aos adolescentes brasileiros, mas também a igualdade dessas oportunidades |
Público alvo: | Servidores públicos |
Observações/Notas: | Iniciativa premiada no 14º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Reynaldo Fernandes, Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ações premiadas no 14º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal – 2009 Área temática: Avaliação e monitoramento de políticas públicas |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/268 |
Aparece nas coleções: | Concurso Inovação: de 2006 a 2010 (11ª a 15ª edição) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
141_09_Ideb.pdf | 100.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.