Título: Suporte à transferência: reflexões e pesquisa em uma organização pública
Autor(es): Rozendo, Hugo Bittencourt de Oliveira
Contribuidor: Pantoja, Maria Júlia (Orientadora)
Melo, Eleuní Antonio de Andrade (Examinadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://repositorio.enap.gov.br/
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 45 p.
Data: Nov-2015
Detentor dos direitos autorais: Hugo Bittencourt de Oliveira Rozendo
Termos de uso: Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.
Classificação Temática: Capacitação Profissional
Gestão de Pessoas
Resumo: O presente trabalho objetivou verificar as percepções de servidores do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) acerca do suporte fornecido pela instituição à transferência, para o contexto de trabalho, dos novos conhecimentos, habilidades e atitudes (CHAs) adquiridos em ações de capacitação e de desenvolvimento. Realizou-se a coleta de dados via e-mail, por meio da escala de medida de suporte à transferência validada por Abbad e Sallorenzo (2001) e revalidada na amostra de participantes deste estudo. Adotaram-se procedimentos de análise descritiva dos dados e de análise fatorial. Para a análise comparativa dos resultados em diferentes grupos, utilizou-se o teste Qui-quadrado (χ2). Os resultados indicaram que houve percepção satisfatória dos servidores do MPDFT em relação ao suporte fornecido pela organização à aplicação dos CHAs adquiridos em ações de capacitação e de desenvolvimento. Indicaram ainda que houve uma percepção mais positiva por parte dos gerentes e dos egressos de ações planejadas pela organização. Os resultados confirmam, portanto, a importância de uma reflexão mais aprofundada sobre a necessidade de implementação de intervenções e de estratégias nos contextos pré e pós-treinamento, a fim de propiciar o impacto positivo dos investimentos realizados em capacitação para o desempenho dos servidores e para o alcance dos objetivos institucionais.
This study aimed to determine the perceptions of servers of the Public Prosecutor of the Federal District (MPDFT) about the support provided by the institution to transfer to the work context, new knowledge, skills and attitudes (CHAs) acquired in training activities and development. Held data collection via email, through the transfer to support measurement scale validated by Abbad and Sallorenzo (2001) and renewed in the sample of study participants. Were adopted procedures of descriptive analysis and factor analysis. For the comparative analysis of the results in different groups, we used the chi-square test (χ2). The results indicated a satisfactory perception of MPDFT servers relative to the support provided by the organization the application of CHAs acquired in training activities and development. Indicated that there was still a more positive perception on the part of managers and graduates of actions planned by the organization. The results therefore confirm the importance of further reflection on the need for implementation of interventions and strategies in contexts pre and post-training in order to promote the positive impact of investments in training for the performance of servers and the achievement of institutional goals.
Palavras-chave: suporte à transferência;  conhecimentos;  habilidades;  atitudes;  MPDFT.;  support the transfer;  knowledge;  skills;  attitudes;  MPDFT
Público alvo: servidores MPDFT
gestores públicos
Observações/Notas: Trabalho apresentado como exigência parcial para conclusão do Curso Especialização em Gestão de Pessoas no Serviço Público – 4ª Edição, sob a orientação da Professora Doutora Maria Júlia Pantoja.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2676
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
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