Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2660
Título: O significado e a motivação do trabalho para estagiários
Autor(es): Gomes, Paula Bittencourt
Rodrigues, Carlos Henrique (Orientador)
Santos, Fabiana Alves de Souza (Examinadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://repositorio.enap.gov.br/
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Descrição física: Número de páginas: 89 p.
Data: 2014
Detentor dos direitos autorais: Paula Bittencourt Gomes
Termos de uso: Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Resumo: O trabalho ocupa hoje um papel central na vida das pessoas. É através dele que construímos a nossa identidade e obtemos status social. O estágio é visto como etapa importante na preparação para a vida laboral dos estudantes. O objetivo deste estudo foi identificar empiricamente se existe diferença no significado e na motivação para o trabalho entre estagiários de nível médio e nível superior que atuam em um órgão público do Governo Federal Brasileiro. Para isso, foi aplicado o Inventário da Motivação e Significado do Trabalho (IMST) em todos os estagiários de todas as unidades descentralizadas do órgão. Foi verificado que não existe diferença significativa na motivação e nem no significado do trabalho. Ambos os níveis apresentam um alto grau de motivação para o trabalho e um significado semelhante no que se refere a como o estágio deve ser e como ele efetivamente é.
The work now occupies a central role in people's lives. It is through him that we build our identity and obtain social status. The internship is seen as an important step in preparation for the working life of students. The objective of this study was to empirically identify whether there are differences in meaning and motivation to work among high school trainees and college trainees who work in a government agency of the Brazilian Federal Government. For this, the Inventory of Motivation and Meaning of Work (IMMW) was applied in all trainees of all the decentralized units of the agency. It was found that there is no significant difference in motivation nor in the meaning of work. Both types of interns have a high degree of motivation to work and a similar meaning in regard to how the stage should be and how it actually is.
Palavras-chave: motivação;  significado do trabalho;  estágio;  Inventário da Motivação e Significado do Trabalho (IMST);  motivation;  meaning of work;  internship;  Inventory of Motivation and Meaning of Work (IMMW)
Observações/Notas: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Programa de Especialização em Gestão de Pessoas no Serviço Público como requisito parcial à obtenção do título de Especialista
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2660
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O significado e a motivação do trabalho para estagiários.pdf524,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.