Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorda Silva, Jorge Costa-
dc.contributor.otherPantoja, Maria Júlia (Orientadora)-
dc.contributor.otherMelo, Eleuní Antonio de Andrade (Examinador)-
dc.date.accessioned2016-12-20T12:27:56Z-
dc.date.available2016-12-20T12:27:56Z-
dc.date.issued2014-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2655-
dc.description.abstractAproveitando o interesse institucional sobre o tema, este projeto de pesquisa, realizado em uma organização pública federal brasileira, tem por objetivo mapear as competências gerenciais associadas a dois níveis hierárquicos intermediários, fundamentais à estrutura e ao alcance da estratégia do órgão. São realizados levantamentos qualitativos/quantitativos descritivos com foco na identificação da importância e domínio de competências gerenciais. Questionários com questões fechadas são utilizados como instrumentos de pesquisa, aplicados individualmente, ou em grupos, por meio entrevistas semiestruturadas, aos atuais ocupantes dos cargos e a pequenos grupos de seus subordinados. Os questionários têm por base a estrutura de valores concorrentes descrita por Quinn et al. (2012) validada semanticamente e com o planejamento estratégico. Os resultados obtidos - percepções de importância, domínio e lacunas de competências gerenciais - são discutidos à luz das características da organização.pt_BR
dc.description.abstractLeveraging institutional interest on the subject, this research project, conducted in a Brazilian federal public organization, aims to map the managerial competencies associated with two hierarchical levels intermediates, fundamental to the structure and reach of the strategy of the organ. Qualitative / quantitative descriptive surveys are carried out with a focus on identifying the importance and managerial competencies domain. Questionnaires with closed issues are used as research instruments, applied individually, or in groups, through semi-structured interviews, to current occupants of offices and small groups of subordinates. The questionnaires are based on the competing values framework described by Quinn et al. (2012) semantically validated and validated with the strategic planning. The results - perceptions of importance, domain and managerial competencies gaps - are discussed in the light of the characteristics of the organization.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.sourcehttp://repositorio.enap.gov.br/pt_BR
dc.subjectcompetências gerenciaispt_BR
dc.subjectgestão de pessoaspt_BR
dc.subjectmapeamento de competênciaspt_BR
dc.subjectgestor públicopt_BR
dc.titleMapeamento de competências gerenciais de coordenadores-gerais e coordenadores na Secretaria do Tesouro Nacionalpt_BR
dc.typeMonografia/ TCCpt_BR
dc.rights.holderJorge Costa da Silvapt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalNúmero de páginas: 72 p.pt_BR
dc.description.classificationGestão de Pessoaspt_BR
dc.description.additionalMonografia apresentada à ENAP, sob orientação da Professora Doutora Maria Júlia Pantoja, como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Gestão de Pessoas no Setor Público.pt_BR
dc.subject.enapGestão de Pessoaspt_BR
dc.subject.enapGestão por Competênciaspt_BR
dc.subject.enapAlta Administração Públicapt_BR
dc.subject.enapMapeamento de Competênciapt_BR
dc.educational.intendedenduserroleGestores da Secretaria do Tesouro Nacionalpt_BR
dc.educational.intendedenduserroleCoordenadores da Secretaria do Tesouro Nacionalpt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.pt_BR
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.