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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2506
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dc.contributor.authorMesquita Junior, Humberto Navarro de-
dc.contributor.otherBatista, Fábio Ferreira (Orientador)-
dc.date.accessioned2016-09-09T19:56:38Z-
dc.date.available2016-09-09T19:56:38Z-
dc.date.issued2016-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2506-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi de analisar as lições aprendidas a partir das experiências no uso do Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas nos últimos dez anos, no âmbito da Gestão Pública das Florestas Brasileiras, e como as instituições de Estado as incorporam e utilizam para aprimorar a Gestão Pública. A Gestão do Conhecimento oferece ferramentas de captura de experiências por meio da transformação de conhecimento tácito em explícito. Dentre as possibilidades estão as narrativas, relatos pós-experiência, estudos de caso, bem como a identificação de lições aprendidas. A metodologia adotada neste trabalho foi de realizar uma pesquisa bibliográfica e documental que possibilite o levantamento dos principais pontos de inflexão ou mudanças no uso das técnicas de geoprocessamento, e que consequentemente implicaram em mudanças na gestão pública florestal. Foram identificadas as principais lições aprendidas, e então, analisadas como estas são utilizadas pelas instituições públicas. Foi observado que as lições aprendidas foram assimiladas utilizadas pelas instituições, quando estão relacionadas a processos que envolveram a transferência de conhecimentos técnicos e a disseminação de informações. Um caso foi monitoramento florestal por satélite utilizado para ações de comando e controle na fiscalização ambiental. Neste caso, as lições foram incorporadas e em decorrência dos resultados positivos obtidos. Por outro lado, ocorrem casos em que ha incorporação e desenvolvimento das técnicas, sem que as lições aprendidas sejam incorporadas institucionalmente. Este é o caso da análise espacial do uso ambiental nas propriedades rurais. Embora tenham sido desenvolvidas e incorporadas as técnicas, os resultados esperados da politica ainda não foram obtidos. Consequentemente as lições aprendidas não são devidamente incorporadas nas instituições, resultando em retrabalho e perda da memória institucional. Neste caso foi recorrente a transferência dos problemas para outras esferas institucionais. Possivelmente problemas que envolvem aspectos político-sociais que ainda não foram devidamente abordados, decorrem na intensificação do foco da implementação da politica no desenvolvimento e investimento nas técnicas e tecnologias, por repetidas vezes, e em loci institucionais diferentes. No ambiente institucional sem um nível estruturado de Gestão do Conhecimento, como no setorial estudado, os resultados obtidos sugerem que nas situações e sucesso é mais frequente a assimilação das lições aprendidas e nas situações de fracasso as lições aprendidas não são assimiladas e utilizadas pelas instituições.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.sourcehttp://repositorio.enap.gov.br/pt_BR
dc.subjectLições Aprendidaspt_BR
dc.subjectFlorestaspt_BR
dc.subjectGestão Públicapt_BR
dc.subjectSensoriamento Remotopt_BR
dc.subjectSistemas de Informação Geográficapt_BR
dc.titleLições aprendidas no uso do sensoriamento remoto e dos sistemas de informação geográficas para a gestão pública das florestas brasileiraspt_BR
dc.typeMonografia/ TCCpt_BR
dc.rights.holderHumberto Navarro de Mesquita Juniorpt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalNúmero de páginas: 69 p.pt_BR
dc.date.started2014-10-
dc.date.finished2016-07-
dc.description.classificationGestão do Conhecimentopt_BR
dc.description.classificationGestão Públicapt_BR
dc.subject.enapGestão do conhecimentopt_BR
dc.subject.enapSistema de informaçãopt_BR
dc.educational.descriptionMonografia apresentada como parte dos requisitos para obtenção do grau de especialista no Curso de Especialização em Gestão Pública 10ª edição.pt_BR
dc.educational.description2Pesquisa bibliográfica e análise documental.pt_BR
dc.educational.intendedenduserroleEspecialistas e interessados em Gestão Públicapt_BR
dc.educational.contextEspecialização em Gestão Pública. 10ª edição. Carga horária: 401 horas.pt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.pt_BR
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

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