Lições aprendidas no uso do sensoriamento remoto e dos sistemas de informação geográficas para a gestão pública das florestas brasileiras
Título: | Lições aprendidas no uso do sensoriamento remoto e dos sistemas de informação geográficas para a gestão pública das florestas brasileiras |
Autor(es): | Mesquita Junior, Humberto Navarro de |
Contribuidor: | Batista, Fábio Ferreira (Orientador) |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Endereço Eletrônico: | http://repositorio.enap.gov.br/ |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Monografia/ TCC |
Extensão/Indicação de Série: | Número de páginas: 69 p. |
Data: | Jun-2016 |
Detentor dos direitos autorais: | Humberto Navarro de Mesquita Junior |
Termos de uso: | Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório. |
Classificação Temática: | Gestão do Conhecimento Gestão Pública |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi de analisar as lições aprendidas a partir das experiências no uso do Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas nos últimos dez anos, no âmbito da Gestão Pública das Florestas Brasileiras, e como as instituições de Estado as incorporam e utilizam para aprimorar a Gestão Pública. A Gestão do Conhecimento oferece ferramentas de captura de experiências por meio da transformação de conhecimento tácito em explícito. Dentre as possibilidades estão as narrativas, relatos pós-experiência, estudos de caso, bem como a identificação de lições aprendidas. A metodologia adotada neste trabalho foi de realizar uma pesquisa bibliográfica e documental que possibilite o levantamento dos principais pontos de inflexão ou mudanças no uso das técnicas de geoprocessamento, e que consequentemente implicaram em mudanças na gestão pública florestal. Foram identificadas as principais lições aprendidas, e então, analisadas como estas são utilizadas pelas instituições públicas. Foi observado que as lições aprendidas foram assimiladas utilizadas pelas instituições, quando estão relacionadas a processos que envolveram a transferência de conhecimentos técnicos e a disseminação de informações. Um caso foi monitoramento florestal por satélite utilizado para ações de comando e controle na fiscalização ambiental. Neste caso, as lições foram incorporadas e em decorrência dos resultados positivos obtidos. Por outro lado, ocorrem casos em que ha incorporação e desenvolvimento das técnicas, sem que as lições aprendidas sejam incorporadas institucionalmente. Este é o caso da análise espacial do uso ambiental nas propriedades rurais. Embora tenham sido desenvolvidas e incorporadas as técnicas, os resultados esperados da politica ainda não foram obtidos. Consequentemente as lições aprendidas não são devidamente incorporadas nas instituições, resultando em retrabalho e perda da memória institucional. Neste caso foi recorrente a transferência dos problemas para outras esferas institucionais. Possivelmente problemas que envolvem aspectos político-sociais que ainda não foram devidamente abordados, decorrem na intensificação do foco da implementação da politica no desenvolvimento e investimento nas técnicas e tecnologias, por repetidas vezes, e em loci institucionais diferentes. No ambiente institucional sem um nível estruturado de Gestão do Conhecimento, como no setorial estudado, os resultados obtidos sugerem que nas situações e sucesso é mais frequente a assimilação das lições aprendidas e nas situações de fracasso as lições aprendidas não são assimiladas e utilizadas pelas instituições. |
Palavras-chave: | Lições Aprendidas; Florestas; Gestão Pública; Sensoriamento Remoto; Sistemas de Informação Geográfica |
Objetivo: | Monografia apresentada como parte dos requisitos para obtenção do grau de especialista no Curso de Especialização em Gestão Pública 10ª edição. |
Público alvo: | Especialistas e interessados em Gestão Pública |
Contexto de aprendizagem: | Especialização em Gestão Pública. 10ª edição. Carga horária: 401 horas. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2506 |
Aparece nas coleções: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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