Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2470
Título: Projeto de implantação de um escritório de projetos corporativo no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Autor(es): Silva, Luiz Carlos Araujo da
Martins, Humberto F. (orientador)
Andrade, Rafael Leite Pinto de (tutor)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://www.enap.gov.br/
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Descrição física: Número de páginas: 34 p.
Data: Jul-2016
Detentor dos direitos autorais: Luiz Carlos Araujo da Silva
Termos de uso: Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.
Classificação Temática: Gestão de Projetos. Gestão de Programas
Resumo: O processo de tomada de decisão no mundo corporativo tornou-se mais complexo, pois os gestores se deparam com um volume considerável de informações, porém com tempo e recursos cada vez mais escassos. Dessa forma, são exigidos ao extremo para gerenciar os projetos de forma eficiente e ágil para entregar resultados mais atrativos, independentemente se os projetos são grandes, arriscados e multifacetados. Os Escritórios de Projetos (PMO) são uma alternativa moderna para ambientes que carecem de gestão profissional nos projetos, mas também no âmbito do monitoramento e controle do portfólio de projetos que precisam estar alinhados à estratégia da organização. A implantação de escritórios de projetos tem sido uma boa prática disseminada na Administração Pública para aumentar a maturidade dos órgãos em gerenciamento de projetos e consequentemente otimizar os resultados. Além disso, contribui para melhoria da governança e desenvolvimento de políticas públicas e no provimento de serviços, características do estado contemporâneo. O CNPq carece de aprimoramento dos processos de gestão; e por isso foi proposto esse projeto de intervenção.
Palavras-chave: Gestão de projetos;  Escritório de projetos;  Governança
Objetivo: Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública.
Público alvo: Especialistas e interessados em Gestão Pública.
Contexto de aprendizagem: Especialização em Gestão Pública. 10ª edição. Carga horária: 401 horas.
Observações/Notas: Notas de conteúdo: Introdução. 2. Metodologia. 2.1. Objetivo. 2.2. Revisão de Literatura e Análise de ambiente. 3. Projeto de Intervenção. 3.1. Identificação do Projeto. 3.2. Localização do Projeto. 3.3. Público-Alvo. 3.4. Valor total do projeto. 3.5. Duração do Projeto. 3.6. Instituição/unidade funcional gestora e idealizadora. 3.7. Lógica de Intervenção do Projeto (Resultados Esperados). 3.8. Estrutura e etapas de operacionalização do PMO. 4. Contexto e Justificativa. 5. Identificação e mapeamento dos atores. 6. Organograma CNPq. 7. Servidor do CNPq como Gerente de projetos. 7.1. Cronograma do Projeto. 7.2. Estimativa de Custos do Projeto (Viabilidade). 8. Considerações finais
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2470
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luiz Carlos da Silva.pdfProjeto de intervenção3,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.