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dc.contributor.authorSilva Neto, José Tavares da-
dc.contributor.authorPassos, Guiomar de Oliveira-
dc.date.accessioned2015-04-29T12:37:09Z-
dc.date.available2015-04-29T12:37:09Z-
dc.date.issued2015-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2159-
dc.description.abstractExamina-se o processo de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Estado do Piauí, de 2005 a 2011. Investiga-se a escolha dos municípios beneficiados com a implantação de campi e dos cursos ofertados pelos mesmos, inquirindo-se sobre a adequação do processo de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no Piauí às diretrizes governamentais postas para a mesma, no que concerne à distribuição das unidades de ensino pelo território piauiense e à escolha dos cursos ofertados. Procede-se uma análise de política pública na fase de implementação, segundo o ciclo de vida da mesma, examinando sua engenharia institucional e os traços constitutivos dos programas dela decorrentes, analisando suas escolhas, verificando se essas observaram as diretrizes e intenções estabelecidas pelo formulador. Verificou-se que as escolhas realizadas, em alguns momentos, distanciaram-se do marco normativo, embora não colidindo na totalidade com o mesmo; em outros momentos, aproximam-se dele, demonstrando a persecução do implementador às diretrizes definidas.pt_BR
dc.description.abstractExamina el proceso de expansión de la Red Federal de Educación Profesional, Ciencia y Tecnología en el estado de Piauí, de 2005 a 2011. Investiga la elección de los municipios se benefician de la implementación de los campus y los cursos ofrecidos por ellos , preguntando acerca de la adecuación de la expansión de la red federal de proceso de la educación profesional y tecnológica en el Piauí poner a las mismas directrices del gobierno, como se refiere a la distribución de las unidades didácticas de Piauí y la elección de los cursos ofrecidos. Es un análisis de las políticas públicas en la fase de ejecución, según el ciclo de vida de la misma, examinando su ingeniería institucional y rasgos que constituyen sus programas derivados, analizando sus opciones comprobando si éstos observaron las directrices y las intenciones establecidas por el formulador. Se encontró que las decisiones tomadas, en unos momentos, se distanciaron del marco normativo, aunque no chocar en su totalidad con la misma; en el otro, acercándose a él, lo que demuestra la persecución del implementador para establecer directrices.pt_BR
dc.description.abstractThis paper examines the process of expansion of the Federal Network of Professional Education, Science and Technology in the state of Piauí, from 2005 to 2011. We investigate the choice of municipalities benefited from the deployment of campuses and the courses offered by them. We inquire the adequacy of the processes to expand the federal network of professional and technological education in Piauí to the guidelines set by the federal government, regarding the distribution of teaching units in territory of Piauí and the choice of the courses offered. An analysis of public policy in the implementation phase was conducted, according to the life cycle of it, examining its institutional engineering and the constituent features of its programs, analyzing its choices by checking whether the intentions and guidelines established by the formulator were considered. It was found that the choices made in some moments differed from the normative framework, though not entirely colliding with it, while others approached it, demonstrating the pursuit of the implementer to follow guidelines.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.publisherRevista do Serviço Público (RSP)pt_BR
dc.sourcehttp://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/416/614pt_BR
dc.subjectadministração estadualpt_BR
dc.subjectensino superiorpt_BR
dc.subjectadministração da educaçãopt_BR
dc.subjectcapacitação profissionalpt_BR
dc.subjectestudo de casopt_BR
dc.subjectcomunidades autónomaspt_BR
dc.subjectgestión educativapt_BR
dc.subjecteducación superiorpt_BR
dc.subjectcapacitación profesionalpt_BR
dc.subjectestudio de casopt_BR
dc.subjectstate governmentpt_BR
dc.subjecteducational managementpt_BR
dc.subjecthigher educationpt_BR
dc.subjectprofessional qualificationpt_BR
dc.subjectcase studypt_BR
dc.titleAnálise da implementação dos institutos federais de educação no Piauí: escolha de municípios e cursospt_BR
dc.title.alternativeAnálisis de la expansión de la Red Federal de Educación Profesional, Ciencia y Tecnología en el estado de Piauí: municipios y cursospt_BR
dc.title.alternativeAnalyzing the process of expansion of the Federal Network of Professional Education, Science and Technology in the state of Piauí (Brazil): the choice of municipalities and the coursespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalRevista do Serviço Público - RSP, v. 66, n. 1, p. 75-95pt_BR
dc.description.classificationCapacitação Profissionalpt_BR
dc.description.classificationEnsino Técnicopt_BR
dc.description.additionalISSN eletrônico: 2357-8017pt_BR
dc.description.additionalISSN impresso: 0034-9240pt_BR
dc.subject.enapadministração estadualpt_BR
dc.subject.enapadministração da educaçãopt_BR
dc.subject.enapensino superiorpt_BR
dc.subject.enapcapacitação profissionalpt_BR
dc.subject.enapestudo de casopt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc)::Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/pt_BR
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