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dc.contributor.authorCentro Canadense para o Desenvolvimento da Gestão (CCMD)-
dc.date.accessioned2015-04-08T13:28:05Z-
dc.date.available2015-04-08T13:28:05Z-
dc.date.issued2001-07-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2066-
dc.description.abstractO artigo apresenta uma discussão das diversas dimensões que compõem uma “organização de aprendizagem”, a partir da recomposição dos principais aspectos estabelecidos por teóricos das organizações sobre os temas da gestão do conhecimento e de como as organizações se adaptam e/ou inovam em situações de mudança e desafio. Apresenta também a abordagem canadense de organizações de aprendizagem, descrevendo as principais iniciativas adotadas na implementação prática desta concepção. Mostra as principais lições aprendidas no processo de implementação da concepção canadense de organizações de aprendizagem no setor público,apresentando tal implementação como uma ação imperiosa, estabelecida não por desejos individuais, mas pelas profundas mudanças que estão ocorrendo nos ambientes operacionais das organizações públicas.pt_BR
dc.description.abstractEl artículo presenta una discusión de las diversas dimensiones que componen una “organización de aprendizaje”, a partir de la recomposición de los principales aspectos establecidos por teóricos de las organizaciones sobre los temas de la gestión del conocimiento y de como las organizaciones se adaptan e/o inovan en situaciones de cambio y desafío. Presenta también el abordaje canadense de organizaciones de aprendizaje, describiendo las principales iniciativas adoptadas en la implementación práctica de esta concepción. Exhibe las principales lecciones aprendidas en el proceso de implementación de la concepción canadense de organizaciones de aprendizaje en el sector público, presentando esta implementación como una acción imperiosa, establecida non por deseos individuales, pero por los profundos cambios que están ocurriendo en los ambientes operacionales de las organizaciones públicas.pt_BR
dc.description.abstractThe article presents a discussion about the diverse dimensions that compose the “learning organization”. It starts from resetting the main aspects established by organization theoriticians on the subjects of knowledge management and the way organizations adapt and/or innovate in situations of change and challenge. It also presents the Canadian approach to learning organization, describing the main initiatives adopted on the practical implementation of this concept. It points out the main lessons learned in the implementation process of the Canadian concept of learning organization in the public sector. It also presents the implementation as an imperious action established by deep changes which are taking place within operational environments of public organizations, rather than by individual desires.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.publisherRevista do Serviço Público (RSP)pt_BR
dc.sourcehttp://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/311/317pt_BR
dc.subjectorganização de aprendizagempt_BR
dc.subjectgestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectaprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectserviço públicopt_BR
dc.subjectinovaçãopt_BR
dc.titleCanadá: organizações de aprendizagem no setor públicopt_BR
dc.title.alternativeCanadá: organizaciones de aprendizaje en el sector públicopt_BR
dc.title.alternativeCanada: learning organizations in the public sectorpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalNúmero padronizado: v. 52, n. 3 (2001) Revista do Serviço Público - RSP, ano 52, n. 3, p. 100-121pt_BR
dc.description.classificationAdministração Públicapt_BR
dc.description.classificationGestão do Conhecimentopt_BR
dc.description.additionalISSN eletrônico: 2357-8017pt_BR
dc.description.additionalISSN impresso: 0034-9240pt_BR
dc.description.additionalTodos os direitos reservados. Esta publicação foi reproduzida e traduzida com permissão do Ministério de Trabalhos Públicos e Serviços do Governo (2001), Ottawa, Ontario K1A 0S5 Canadá.pt_BR
dc.description.additionalRelatório apresentado na Conferência do IIAS-IASIA em Atenas, Grécia, julho de 2001.pt_BR
dc.subject.enapgestão do conhecimentopt_BR
dc.subject.enapaprendizagempt_BR
dc.subject.enapaprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subject.enapserviço públicopt_BR
dc.subject.enapinovaçãopt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).pt_BR
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2001 a 2010
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