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dc.contributor.authorSantos, Maria Helena de Castro-
dc.contributor.authorBrito, Marcelo-
dc.date.accessioned2015-03-24T21:43:49Z-
dc.date.available2015-03-24T21:43:49Z-
dc.date.issued1995-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1978-
dc.description.abstractO processo de Reforma do Estado em curso pelo governo estabelece no âmbito da reforma do aparelho estatal uma demanda importante naquilo que inequivocadamente pode ser esquecido ou dado menor atenção: os recursos humanos que vão operar a nova máquina burocrática resultante. Assim, torna-se oportuno, neste contexto, uma maior reflexão e atenção quanto à esses operadores, seu perfil profissional, compatível com a nova máquina, bem como quanto aos agentes responsáveis pelo desenho e promoção das ações formativas desses quadros, de modo a adequar-se às exigências contemporâneas do Estado e da sociedade. Este artigo, resultante de uma pesquisa realizada na ENAP, propõe-se a sugerir elementos para a conformação de uma política de recursos humanos, sem a qual qualquer reforma administrativa não terá êxito.pt_BR
dc.description.abstractLitle attention has been paid to human resources in the process of reforming the State carried on by the incumbent governament. In fact, the new bureacratic machine should be operated by new professionals. This article focus on the characteristics of the new professionals as wel as the kind of institution to produce them, taking as reference both the enarques and the policy analysis, graduated respectively from the École Nationale d'Administration (ENA) and the american Schools of Government and Graduate Programs in Public Policy. The spanish, argentine and mexican models of professionalization in public administration are analyzed as wel as the ENAP experiences in view of the french and american polar models of School of Government. Finally considerations on a professionalization policy for public officials in Brazil are offered, considering the distinct political and cultural environment of the models of reference.pt_BR
dc.description.abstractEl proceso de reforma del Estado en curso por el Gobierno estabelece en el marco de la reforma del aparato estatal una demanda importante en aquello que indudablemente puede ser olvidado o dirigido poca atención: los recursos humanos que van a operar la nueva máquina burocrática resultante. En este contexto, se vuelve oportuna una mayor reflexión y atención hacia a estos operadores, su perfil profesional, compatible con la nueva máquina, así como, hacia a los agentes responsables del diseño y promoción de las acciones formativas de estos cuerpos de profesionales, de modo a adecurse a las exigencias contemporaneas del Estado y de la sociedad. Este artículo, que resultó de una investigación realizada en la ENAP, se propone, en definitiva, a formular sugerencias en materia de política de recursos humanos, sin la cual cualquier reforma administrativa no tendrá éxito.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.publisherRevista do Serviço Público (RSP)pt_BR
dc.sourcehttp://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/728pt_BR
dc.subjectescola de governopt_BR
dc.subjectformação de recursos humanospt_BR
dc.subjectprofissionalizaçãopt_BR
dc.subjectfuncionalismo públicopt_BR
dc.subjectadministração públicapt_BR
dc.titleEscolas de governo e profissionalização do funcionalismo públicopt_BR
dc.title.alternativeSchools of government and professionalization in public administrationpt_BR
dc.title.alternativeEscuelas de gobierno y profesionalización del funcionalismo públicopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalRevista do Serviço Público - RSP, ano 46, v. 119, n. 1, p. 69-99pt_BR
dc.description.physicalNúmero padronizado: v. 46, n. 1 (1995)pt_BR
dc.description.classificationCapacitação Profissionalpt_BR
dc.description.classificationEscola de Governopt_BR
dc.description.additionalISSN Impresso: 0034-9240pt_BR
dc.description.additionalISSN Eletrônico: 2357-8017pt_BR
dc.description.additionalPublicado na seção Ensaio da RSP.pt_BR
dc.subject.enapescola de governopt_BR
dc.subject.enapgestão de pessoaspt_BR
dc.subject.enapagente públicopt_BR
dc.subject.enapcapacitação profissionalpt_BR
dc.subject.enapadministração públicapt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).pt_BR
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 1991 a 2000
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1995 RSP ano.46 v.119 n.1 jan-abr p.69-99.pdf902.78 kBAdobe PDF Thumbnail
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