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dc.contributor.authorMathias, Emmily Flügel-
dc.contributor.authorSantos, Gilberto Lacerda-
dc.date.accessioned2015-03-04T13:59:52Z-
dc.date.available2015-03-04T13:59:52Z-
dc.date.issued2014-07-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1916-
dc.description.abstractO uso de comunidades virtuais como instrumentos de educação corporativa ainda não se constitui em uma prática comum nas organizações. Apesar do grande número de comunidades disponíveis e das possibilidades de comunicação, interação, troca de conhecimentos e informações que as comunidades virtuais possibilitam, são poucas as situações em que se verifica a sua utilização em situações de educação em meios organizacionais. O presente artigo, decorrente da Tese de Doutorado de Mathias (2010), trata da importância das comunidades virtuais na educação corporativa diante de uma realidade determinada pela sociedade informacional. Assim, parte dos resultados de pesquisa sobre as relações entre educação corporativa, gestão do conhecimento e novas tecnologias da informação, comunicação e expressão, realizada no Tribunal de Contas da União em 2010. A percepção dos participantes da pesquisa e as teorias que discutem questões relacionadas à interatividade e aos processos comunicacionais demonstram que o uso das comunidades virtuais pode representar um importante avanço para a educação corporativa nas organizações.pt_BR
dc.description.abstractEl uso de comunidades virtuales como instrumento de educación corporativa todavía no constituye una práctica común en las organizaciones. A pesar del gran número de comunidades virtuales y de posibilidades de comunicación, interacción y de intercambio de conocimientos e información por meio de ellas, son pocas las situaciones en que hay su uso en situaciones de educación en medios corporativos. Este artículo, basado en la tesis de doctorado de Mathias (2010), trata sobre la importancia de las comunidades virtuales en educación corporativa en el contexto de la sociedad de la información . Por lo tanto, parte de los resultados de la investigación sobre la relación entre educación corporativa, gestión del conocimiento y tecnologías digitales de la información, comunicación y expresión realizada en el Tribunal de Cuentas de Brasil en 2010. La percepción de los participantes de la investigación y las teorías que tratan sobre temas relacionados con los procesos de interactividad y comunicación demuestran que el uso de comunidades virtuales puede representar un avance importante para la educación corporativa en las organizaciones.pt_BR
dc.description.abstractThe use of virtual communities as tools for corporative education is not yet a common practice in organizations, despite the large number of available communities and the possibilities of communication, interaction and exchange of knowledge through them. This article, based on Mathias (2010) doctoral thesis, discusses the importance of virtual communities in corporative education in the context of the Informational Society. The text presents some results from a study about links between Corporative Education, Knowledge Management and New Technologies of Information, Communication and Expression, held at the Brazilian Audit Court, in 2010. The perception of participants and theories that discuss issues related to interactivity and communication processes demonstrates that the use of virtual communities may represent an important advance for corporative education in all organizations.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.sourcehttp://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/627/509pt_BR
dc.subjecttecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjecteducação a distânciapt_BR
dc.subjecteducação corporativapt_BR
dc.subjectsociedade da informaçãopt_BR
dc.subjectgestão do conhecimentopt_BR
dc.subjecteducación corporativapt_BR
dc.subjecteducación a distanciapt_BR
dc.subjecttecnologías digitales de la informaciónpt_BR
dc.subjectgestión del conocimientopt_BR
dc.subjectsociedad de la informaciónpt_BR
dc.subjectcorporative educationpt_BR
dc.subjectdistance learningpt_BR
dc.subjecttechnologies of informationpt_BR
dc.subjectknowledge managementpt_BR
dc.subjectinformational societypt_BR
dc.titleAs comunidades virtuais como instrumento de educação corporativa: estudo de caso no Tribunal de Contas da Uniãopt_BR
dc.title.alternativeComunidades virtuales como herramientas para educación corporativa: un estudio de caso en el Tribunal de Cuentas de la Unión (Brasil)pt_BR
dc.title.alternativeVirtual communities as tools for corporative education: a case study in the Brazilian Audit Courtpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalRevista do Serviço Público - RSP, v. 65, n. 3, p. 321-334pt_BR
dc.description.classificationCapacitação Profissionalpt_BR
dc.description.classificationEducação a Distânciapt_BR
dc.description.classificationGestão da Informaçãopt_BR
dc.description.classificationTecnologia da Informação. Informáticapt_BR
dc.description.additionalISSN Impresso: 0034-9240 ISSN Eletrônico: 2357-8017pt_BR
dc.subject.enapeducação a distânciapt_BR
dc.subject.enaptecnologia da informaçãopt_BR
dc.subject.enaprede socialpt_BR
dc.subject.enapeducação corporativapt_BR
dc.subject.enapcapacitação profissionalpt_BR
dc.subject.enapgestão do conhecimentopt_BR
dc.subject.enapsociedade da informaçãopt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc)::Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/pt_BR
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