Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTavares-Silva, Tania-
dc.contributor.authorDias, Paulo-
dc.contributor.authorValente, José Armando-
dc.date.accessioned2015-02-10T18:24:55Z-
dc.date.available2015-02-10T18:24:55Z-
dc.date.issued2013-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1799-
dc.description.abstractEste artigo apresenta os quatro suportes de uma comunidade virtual de aprendizagem: a criação de um curso, na abordagem broadcast, contextualizado e significativo; a mediação técnica e pedagógica; participantes responsáveis e envolvidos; e a aprendizagem continuada. Criada pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo e Escola de Governo e Administração Pública, instituições vinculadas à Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo (Brasil), a comunidade virtual de aprendizagem foi utilizada como recurso para capacitação on-line de servidores públicos. Dessa experiência singular, verificou-se que um dos elementos estratégicos dos setores público e privado está no domínio de saber trabalhar em comunidades, como uma alternativa de aproveitar e aglutinar o aprendizado dos envolvidos. As interações sociais virtuais têm o poder de construir, por meio do compartilhamento das informações e das experiências de seus membros, soluções inovadoras para a sociedade como um todo.pt_BR
dc.description.abstractEn este trabajo se presentan los cuatro soportes de una comunidad virtual de aprendizaje: la creación de un curso, el enfoque de la difusión, contextualizado y significativo; mediación técnica y pedagógica; los participantes responsables e involucrados; y el aprendizaje permanente. Creada por la Fundación de Desarrollo Administrativo y la Escuela de Gobierno y Administración Pública, instituciones vinculadas con el Departamento de Administración Pública del Estado de Sao Paulo (Brasil), una comunidad virtual de aprendizaje fue utilizada como un recurso para la formación en línea de los servidores públicos. Esta experiencia única se constató que uno de los elementos estratégicos de los sectores público y privado está trabajando en el campo del conocimiento en las comunidades, como una alternativa para aprovechar y unir el aprendizaje de los participantes. Las interacciones sociales tienen el poder de crear, a través del intercambio de información y experiencias de sus miembros, las soluciones innovadoras para la sociedad en su conjunto.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents four principles of a virtual learning community: the creation of a contextualized and meaningful course, in a broadcast approach; the technical and pedagogical mediation; responsible and involved participants; and the continuous learning. Created by the Administrative Development Foundation and the Government and Public Administration School, institutions linked to the Department of Public Administration of the State of Sao Paulo, Brazil, the virtual learning community was used as a resource for on-line training of public servants. From that singular experience, it was found out that one of the strategic elements of public and private sectors is in the mastery of knowing how to work in communities, as a way to harness and unite the learning of those involved. Social interactions have the power to build, through the sharing of information and experiences of its members, innovative solutions to society as a whole.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola nacional de administração pública (Enap)pt_BR
dc.publisherRevista do Serviço Público (RSP)pt_BR
dc.sourcehttp://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/122/141pt_BR
dc.subjectaprendizagem continuadapt_BR
dc.subjectcapacitação on-linept_BR
dc.subjectcomunidade virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjectinterações sociaispt_BR
dc.subjectsuportes de aprendizagempt_BR
dc.subjectel aprendizaje permanentept_BR
dc.subjectla formación en lineapt_BR
dc.subjectla comunidad virtual de aprendizajept_BR
dc.subjectlas interacciones socialespt_BR
dc.subjectsoportes de aprendizajept_BR
dc.subjectlifelong learningpt_BR
dc.subjecton-line trainingpt_BR
dc.subjectvirtual learning communitypt_BR
dc.subjectsocial interactionspt_BR
dc.subjectlearning supportspt_BR
dc.titleOs suportes de uma comunidade virtual de aprendizagem: uma experiência do Governo do Estado de São Paulo, Brasilpt_BR
dc.title.alternativeLos soportes de una Comunidad Virtual de Aprendizaje: una experiencia del Gobierno del Estado de Sao Paulo, Brasilpt_BR
dc.title.alternativeThe principles of a virtual learning community: an experience of the Department of Public Administration of the State of São Paulo, Brazilpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola nacional de administração pública (Enap)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalRevista do Serviço Público - RSP, v. 64, n. 2, p. 223-247pt_BR
dc.description.classificationCapacitação Profissionalpt_BR
dc.description.classificationEducaçãopt_BR
dc.description.classificationEducação a Distânciapt_BR
dc.description.additionalISSN eletrônico: 2357-8017 ISSN impresso: 0034-9240pt_BR
dc.subject.enapeducação a distânciapt_BR
dc.subject.enapcapacitação profissionalpt_BR
dc.subject.enapeducação continuadapt_BR
dc.subject.enapinternetpt_BR
dc.subject.enapagente públicopt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).pt_BR
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
122-458-1-PB (1).pdf3.8 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.