Entre a expectativa e o amadurecimento: a importância da implantação de escritórios de projetos para a gestão pública
Title: | Entre a expectativa e o amadurecimento: a importância da implantação de escritórios de projetos para a gestão pública |
Authors: | Melo, William Nacif, Roberto Marques, Guilherme Nippes, Rodrigo |
Publisher: | Escola nacional de administração pública (Enap) |
Endereço Eletrônico: | http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/106/102 |
Language: | Idioma::Português:portuguese:pt |
Country: | País::BR:Brasil |
metadata.dc.type: | Artigo |
metadata.dc.description.physical: | Revista do Serviço Público - RSP, v. 63, n. 4, p. 435-454 |
Issue Date: | Oct-2012 |
metadata.dc.rights.holder: | Escola nacional de administração pública (Enap) |
metadata.dc.rights.license: | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Gestão Pública Modernização. Reforma Administrativa |
Abstract: | Este trabalho analisa um fenômeno presente no cenário da administração pública brasileira:
a implementação de PMO nas estruturas organizacionais dos governos brasileiros. A incorporação desses métodos, oriundos da gestão privada, incorporados atualmente à administração pública, interfere no processo de produção de novas políticas públicas e formas de gestão. Para
tanto, contextualizamos essa ação a partir da consideração de que, a partir do fim dos anos 1980
e início da década de 1990, instauram-se novos tipos de ordenamentos nas relações entre os
aparelhos do Estado, a sociedade no Brasil e os gestores públicos brasileiros, questionando-se a
excessiva gama de funções do Estado e sua real eficiência. Essas novas metodologias adotadas
apontam novas estratégias de gestão e possibilidades ao Estado, como ilustradas no caso da
implementação do EGP no Governo do Rio de Janeiro. Estabelece-se, assim, uma solução
inovadora dos problemas sociais, criando possibilidades e chances de um desenvolvimento
sustentável para toda a sociedade. Este trabajo examina un fenómeno presente en el escenario de la administración pública brasileña: la implementación de PMO en las estructuras organizativas de los gobiernos de Brasil. Estos métodos, con origen en la gestión privada y ahora incorporados en la administración pública, interfieren en el proceso de producción de nuevas política públicas y formas de gestión. En este sentido, contextualizamos esta acción a partir de la consideración de que, desde fines de los 80 y principios de la década de 1990, se establecen nuevos tipos de órdenes en las relaciones entre los aparatos de Estado, la sociedad en Brasil y los gestores públicos brasileños, a partir de lo que se cuestiona la excesiva gama de funciones del Estado y su eficacia real. Estas nuevas metodologías adoptadas apuntan nuevas estrategias de gestión, estableciendo nuevas posibilidades para el Estado, como se ilustra en el caso de la implementación de la EGP en gobierno de Rio de Janeiro. Se establece, por lo tanto, una solución innovadora a los problemas sociales, creando oportunidades y posibilidades de un desarrollo sostenible para toda la sociedad. This paper examines a phenomenon currently present in the scenario of the Brazilian public administration: the implementation of PMO’s in the organizational structures of some Brazilian governments. The incorporation of these methods from the private management, now incorporated into the government interfere directly in the process of production of new policies and ways of managing. For this purpose, we contextualize this action from the consideration that from the late ’80s and early 1990s are established new types of ordering in relations between the apparatus of state, the society in Brazil and the Brazilian public managers by which is questioned the excessive range of functions of the state and its real efficiency. These new methodologies adopted shows new management strategies, providing new possibilities to the State, as illustrated in the case of the implementation of the PMO in the government of Rio de Janeiro. It’s established, in this way, an innovative solution of social problems, creating opportunities and chances for a sustainable development for the whole society. |
Keywords: | reforma do estado; administração pública; escritórios de gerenciamento de projetos; reforma del estado; administración pública; oficinas de gestión de proyectos; state reform; public administration; project management offices |
metadata.dc.description.additional: | ISSN eletrônico: 2357-8017 ISSN impresso: 0034-9240 |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1782 |
Appears in Collections: | Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020 |
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