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dc.contributor.authorFilatro, Andrea Cristina-
dc.contributor.authorMota, Natália Teles da-
dc.date.accessioned2015-02-09T12:53:00Z-
dc.date.available2015-02-09T12:53:00Z-
dc.date.issued2013-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1781-
dc.description.abstractEste estudo apresenta informações que buscam subsidiar gestores e tomadores de decisão no processo de contratação de solução tecnológica especializada para a gestão da aprendizagem e do conhecimento, que possibilite o desenvolvimento, implementação e oferta de eventos de aprendizagem – a distância, presenciais ou mistos. A síntese aqui apresentada consolida as discussões do Grupo de Trabalho “Ambientes Virtuais de Aprendizagem” (GT-AVA) realizadas no âmbito da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Fundamenta-se em uma série de debates interdisciplinares promovidos internamente pelo Grupo em 2010, resultando na construção de três cenários possíveis para o quadriênio 2011-2014, no que tange à infraestrutura tecnológica e implicações pedagógicas para a oferta de ações de aprendizagem, disseminação de informações e integração de recursos. Segue-se uma seção de considerações relativas aos fatores críticos a serem considerados para que a solução tecnológica adotada possa corresponder, em médio ou longo prazo, às demandas metodológicas, tecnológicas e jurídicas emergentes.pt_BR
dc.description.abstractEn este artículo se presenta la información que busca subsidiar los administradores y encargados de adoptar decisiones en el proceso de contratación de una solución tecnológica especializada en la gestión del aprendizaje y los conocimientos necesarios para el desarrollo, aplicación y oferta de eventos de aprendizaje - a distancia, presencial o mixtos. El resumen presentado aquí consolida las discusiones interdisciplinares del Grupo de Trabajo de Entornos Virtuales de Aprendizaje (GT-AVA) que se llevaron a cabo en la Escuela Nacional de Administración Pública (ENAP). Se fundamenta en una serie de debates interdisciplinares promovidos internamente por el Grupo en 2010, lo que dio lugar a la construcción de tres escenarios posibles para 2011-2014, con respecto a la infraestructura tecnológica y alcances pedagógicos para la oferta de acciones de formación, difusión de información e integración de recursos. A continuación, se encuentra una de las secciones de las consideraciones sobre los factores críticos a considerarse, para que las soluciones tecnológicas adoptadas puedan responder, a medio o largo plazo, a las exigencias metodológicas, tecnológicas y jurídicas emergentes.pt_BR
dc.description.abstractThis study presents information that seek subsidize managers and decision makers in the process of hiring of technological solution specialist for the management of learning and knowledge to enable the development, implementation and offering of distance education, face to face courses or mixed events of learning. The summary presented here consolidates the discussions of Virtual Learning Environment Working Group (GT-AVA) carried out under the National School of Public Administration - ENAP). It is based on a series of interdisciplinary debates promoted internally by the group in 2010, resulting in the construction of three possible scenarios for 2011-2014, regarding the technological infrastructure for learning sharing, release of information and integration of resources. It concludes with a section of considerations related to critical factors to be considered in choosing an e-learning technological solution, in order to respond to emerging ethodological, technological and legal demands.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola nacional de administração pública (Enap)pt_BR
dc.sourcehttp://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/117/114pt_BR
dc.subjectambientes virtuais de aprendizagempt_BR
dc.subjectplataformas tecnológicas para educaçãopt_BR
dc.subjectcenários para oferta de EAD em organizações públicaspt_BR
dc.subjectentornos virtuales de aprendizajept_BR
dc.subjectplataforma tecnológica para la educaciónpt_BR
dc.subjectlos escenarios para oferta de educación a distancia en instituciones públicaspt_BR
dc.subjectvirtual learning environmentspt_BR
dc.subjecttechnological platform for educationpt_BR
dc.subjectscenarios for supply of distance education in public institutionspt_BR
dc.titleAmbientes virtuais de aprendizagem: desafios de uma escola de governopt_BR
dc.title.alternativeEntornos virtuales de aprendizaje: desafíos de una escuela de gobiernopt_BR
dc.title.alternativeVirtual Learning Environment: challenges for a School of Public Servicept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola nacional de administração pública (Enap)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalRevista do Serviço Público - RSP, v. 64, n. 1, p. 109-122pt_BR
dc.description.classificationEscola de Governopt_BR
dc.description.additionalISSN eletrônico: 2357-8017 ISSN impresso: 0034-9240pt_BR
dc.subject.enapescola de governopt_BR
dc.subject.enapeducaçãopt_BR
dc.subject.enapcapacitação profissionalpt_BR
dc.subject.enapadministração públicapt_BR
dc.subject.enapaprendizagempt_BR
dc.subject.enapeducação a distânciapt_BR
dc.subject.enaptecnologia da informaçãopt_BR
dc.subject.enaptecnologia educacionalpt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).pt_BR
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020
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