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dc.contributor.authorPereira, Danielle Ramos de Miranda-
dc.contributor.authorPinto, Marcelo de Rezende-
dc.date.accessioned2015-02-09T12:09:05Z-
dc.date.available2015-02-09T12:09:05Z-
dc.date.issued2012-07-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1779-
dc.description.abstractNa literatura, existe concordância sobre a relação entre educação e desenvolvimento nos seus diversos sentidos. A partir dessa premissa, o artigo pretende examinar a diferença na relação entre desenvolvimento econômico (expresso em termos de renda) e educação, por meio das dimensões “renda e educação” de dois índices de desenvolvimento: o IDHM e o IMRS. Essa diferença foi estudada em relação às 10 regiões administrativas de Minas Gerais, exemplificando como a decisão dos gestores públicos pode ser influenciada pela seleção de diferentes indicadores, utilizados na formulação ou na avaliação das políticas públicas. Os resultados apontam que, no IMRS, a relação entre renda e educação pode não ter sido significativa ou ter sido menos intensa que a encontrada, quando se toma como referência o IDHM. Isso pode significar que a dimensão “educação”, nos indicadores, precisa incorporar, além das questões de acesso, aquelas relacionadas à qualidade da educação e aos recursos disponíveis.pt_BR
dc.description.abstractEn la literatura se coincide en la relación entre educación y desarrollo en sus diversos sentidos. A partir de esta premisa, el artículo busca examinar las diferencias en la relación entre el desarrollo económico (expresado en términos de ingresos) y la educación, a través de las dimensiones de ingresos y educación de los dos índices de desarrollo: el IMRS e IDHM. Esta diferencia se ha estudiado en las diez regiones administrativas de Minas Gerais (Brasil), que ejemplifica cómo la decisión de los funcionarios públicos puede ser influenciada por la selección de los diferentes indicadores utilizados en el desarrollo o evaluación de políticas públicas. Los resultados muestran que en el IMRS, la relación entre la renta y la educación puede que no haya sido significativa o haya sido menos intensa que la que normalmente se encuentra cuando se toma como referencia el IDHM. Esto puede significar que los indicadores de tamaño en la educación deben incorporar, además de problemas de acceso, los relacionados con la calidad de la educación y los recursos.pt_BR
dc.description.abstractIn the literature there is agreement with the relationship between education and development in its various senses. From that premise, the paper aims to examine the difference in the relationship between economic development (in terms of income) and education by means of education and income dimensions of two indices of development, the MHDI and MSRI. This difference has been studied for the ten administrative regions of Minas Gerais, exemplifying how the decision of public managers may be influenced by the selection of different indicators used in the formulation or evaluation of public policies. The results indicate that the MSRI the relationship between income and education was not significant or less intensive than the generally found when taking as reference the MHDI. This may mean that the size indicators in education need to incorporate, in addition to issues of access, those related to the quality of education and resources.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola nacional de administração pública (Enap)pt_BR
dc.sourcehttp://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/103/99pt_BR
dc.subjectindicadores sociaispt_BR
dc.subjectIDHMpt_BR
dc.subjectIMRSpt_BR
dc.subjectindicadores socialespt_BR
dc.subjectsocial indicatorspt_BR
dc.subjectMHDIpt_BR
dc.subjectMSRIpt_BR
dc.titleA importância do entendimento dos indicadores na tomada de decisão de gestores públicospt_BR
dc.title.alternativeLa importancia de los indicadores en la comprensión de la toma de decisiones de los gerentes públicospt_BR
dc.title.alternativeThe importance of understanding indicators in decision making in public managementpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola nacional de administração pública (Enap)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalRevista do Serviço Público - RSP, v. 63, n. 3, p. 363-380pt_BR
dc.description.classificationEducaçãopt_BR
dc.description.classificationGestão Públicapt_BR
dc.description.additionalISSN eletrônico: 2357-8017 ISSN impresso: 0034-9240pt_BR
dc.subject.enaptomada de decisãopt_BR
dc.subject.enapdesenvolvimento econômicopt_BR
dc.subject.enapindicador socialpt_BR
dc.subject.enappolítica socialpt_BR
dc.subject.enapadministração públicapt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).pt_BR
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