Sistema de Escolas de Governo da União: perfil, identidade e desafios para institucionalização
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fonseca, Diogo Ribeiro da | - |
dc.contributor.author | Camões, Marizaura Reis de Souza | - |
dc.contributor.author | Lemos, Joselene Pereira | - |
dc.contributor.author | Torres, Marcelo Douglas de Figueiredo | - |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T11:30:55Z | - |
dc.date.available | 2015-02-04T11:30:55Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1758 | - |
dc.description.abstract | A publicação tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa realizada pela Enap, voltada para o levantamento e sistematização de informações de Escolas de Governo, com vistas a delinear perfis e oferecer suporte a programas estratégicos de integração e fortalecimento dessas instituições. A pesquisa foi desenvolvida a partir de dois desafios enfrentados pela própria Enap. O primeiro refere-se ao seu crescente papel mobilizador como articuladora da Rede de Escolas de Governo, desde 2003, e coordenadora do Sistema de Escolas de Governo da União (Segu), a partir de 2006. E o segundo desafio, pela ambiguidade ou vagueza conceitual do termo “Escola de Governo”. O estudo deteve-se sobre as 17 Escolas integrantes do Segu até novembro de 2014, buscando identificar suas características transversais fundamentais, seus aspectos variáveis e os principais obstáculos para sua atuação efetiva. A análise foi realizada em duas etapas complementares, as quais foram estruturadas em torno de três dimensões: • Político-institucional, relativa ao papel da escola; • Estratégica, acerca da integração da escola às demandas de seu ambiente; e • Educacional, relativa às ações de ensino e aprendizagem e ao processo de capacitação. O Caderno descreve, em sete capítulos, a sequência dos estudos realizados e apresenta dados inéditos e inovadores. Fornece, ainda, subsídios para apoiar os processos decisórios necessários à maior articulação entre as Escolas de Governo, com vista à consolidação de um sistema de oferta formativa condizente com os desafios postos à Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, instituída pelo Decreto nº 5707/2006. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola nacional de administração pública (Enap) | pt_BR |
dc.source | http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=3965&Itemid=307 | pt_BR |
dc.subject | escola de governo | pt_BR |
dc.subject | Sistema de Escolas de Governo da União (SEGU) | pt_BR |
dc.subject | capacitação profissional | pt_BR |
dc.subject | administração pública | pt_BR |
dc.subject | marco legal | pt_BR |
dc.subject | institucionalização | pt_BR |
dc.subject | Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal | pt_BR |
dc.title | Sistema de Escolas de Governo da União: perfil, identidade e desafios para institucionalização | pt_BR |
dc.type | Caderno | pt_BR |
dc.rights.holder | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | Número de páginas: 136 p. | pt_BR |
dc.description.classification | Capacitação Profissional | pt_BR |
dc.description.classification | Escola de Governo | pt_BR |
dc.description.additional | Série monográfica: Cadernos ENAP, 40 | pt_BR |
dc.description.additional | Publicação periódica não-regular que visa divulgar relatórios de pesquisa e ensaios sobre temas voltados à gestão pública, relacionando estado e administração. | pt_BR |
dc.subject.enap | escola de governo | pt_BR |
dc.subject.enap | capacitação profissional | pt_BR |
dc.subject.enap | administração pública | pt_BR |
dc.subject.enap | gestão de pessoas | pt_BR |
dc.subject.enap | carreira pública | pt_BR |
dc.rights.access | Acesso::Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). | pt_BR |
Appears in Collections: | Cadernos ENAP Sistema de Escolas de Governo da União (SEGU) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Caderno40.pdf | 15.19 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.